Instrumento de progresso material e espiritual, o trabalho coaduna com os mais edificantes pesamentos humanos, construindo sempre a relação de dignificação do ser. Entretanto, não são poucos os que mergulhados no ostracismo obsessivo, preterem o trabalho alegando estafa ou impossibilidade física; outros ainda, se marginalizam ante uma conduta social saudável, na busca de amoedar-se fartamente sem a labuta costumeira.
Os pródromos universais ao incitarem os corpos a se moverem, corroboram com um balé de inerrável formosura de astros que não se cansam de trabalhar; os movimentos das ondas borrasqueiras e frequentes dos oceanos, inspiram a galharia em movimento das árvores bafejando o lema do trabalho; a terra fértil que sendo ferida pelo instrumento do lavrador, produz com incessante desejo, converte-se em trabalho.Tudo no Universo trabalha como nos dissera Jesus: "Meu Pai trabalha até hoje e eu trabalho também".
As mãos invisíveis de Deus agem através dos movimentos sutis da natureza ao redor das vidas humanas. Assim também, ao homem é dada a oportunidade santificante de trabalhar para "ganhar o pão com o suor do teu rosto". Para isso porém é necessário que seja mantido um relacionamento familiar entre companheiros do mesmo ambiente de trabalho, evitando a irascibilidade ou ainda a ambição desventurosa.
Santuário do mais alto valor íntimo, o local de trabalho deve ser abençoado por atitudes de gentileza entre aqueles que durante períodos da existência terrena haverão de trilhar juntos, ao contrário de maldizer os superiores ou subalternos, é sempre útil orar por eles no desempenho de suas funções.
Muitas vezes lamentar por essa ou aquela condição de trabalho parece normal, todavia é imperioso recordar que, criar as próprias condições é fator próprio e intransferível. De que vale ao lenhador o bisturi afiado?
Cada profissão é demais preciosa neste paraíso hominal. Cada tarefa representa a misericórdia de Deus a nos alcançar a todos, possibilitando a senda bendita do trabalho a irrigar a sementeira da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário