sexta-feira, abril 05, 2013

Oceano de sabedoria




Dalai Lama é o título dado a uma linhagem de líderes religiosos do budismo tibetano.

Dalai significa oceano, na língua mongol e lama é a palavra tibetana para mestre, podendo se referir à pessoa que recebe esse título, como sendo um oceano de sabedoria.

Certa vez, perguntaram ao monge budista tibetano, o Dalai Lama, o que mais o surpreendia na Humanidade e ele respondeu:

"Os homens.

Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.

E vivem como se nunca fossem morrer.

E morrem como se nunca tivessem vivido."

*       *        *

O texto acima em verdade é um tratado de como viver bem, sem que para isso seja uma biblioteca ou o decorar de diversos códigos. Os homens no sentido de seres humanos, são em verdade uma caixa de surpresa, uma vez que a mesma pessoa pode reagir de inúmeras formas diferentes a situações muito parecidas, de acordo com seu estado de humor e outras nuances próprias. O desejo de acumular riquezas, de ter tudo que o dinheiro pode oferecer, de viver melhor, leva a pessoa a enveredar pelo descontrole emocional e com isso, acaba se tornando escravo de trabalho excessivo, de obrigatoriedade de economizar muito, de ser "bem sucedido" e a vida vai passando. Sem que se perceba a debilidade física chega e todos os esforços servem no fim da vida orgânica com o remorso de não se ter dado o devido tempo para aproveitar a vida de forma verdadeira. Quando falamos em aproveitar não nos referimos ao excesso de alimentação pesada, ao desregramento nos vícios, ao descontrole do sexo etc.
Falamos de uma consciência tranquila que nos traga paz, sem o consumismo desenfreado, que geralmente resulta em futuras complicações financeiras e emocionais para a criatura humana.

O bem viver consiste realmente não em um segredo, mas em uma opção pela felicidade com muita disciplina.

Jefferson Leite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário