terça-feira, março 04, 2014

O ano vai começar...?



Estamos chegando ao fim dos festejos de carnaval. Tudo indica que agora finalmente o ano irá começar, pois afinal a cultura brasileira nos faz ter um ano atípico que se inicia depois do carnaval e vai até antes do natal. Na realidade por nossa tropicalidade e temperamento latino, faz com que o brasileiro cultue nesse período compreendido entre uma e outra comemoração um lapso temporal no calendário imaginário. É um período de pouca ou quase nenhuma produção, de elevado culto ao corpo no chamado "projeto verão" que povoou as redes sociais.
Passado agora o aspecto psicodélico do carnaval, ficarão os saldos que muitas vezes não são positivos. Um alto índice de acidentes com vítimas fatais pelas estradas brasileiras, inúmeras brigas entre casais, aumento dos assaltos, roubos e furtos, enfim parece que uma negra nuvem se abateu sobre nossa terra nos dias consagrados ao "rei momo"...
Agora o "show tem que continuar"! Mas será que vai continuar? Neste ano teremos a tão polêmica copa no Brasil que tem levado somas incalculáveis de dinheiro público pelos ralos sob o pretexto de se realizar  a copa 2014. Teremos nova psicodelia reinando a cabeça agora não dos sambistas, mas dos torcedores que irão acompanhar os jogos nos estádios, ou em casa. Se o Brasil for campeão o país vai parar em ritmo de comemoração, se o Brasil perder o país vai parar em ritmo de decepção...
A cada jogo, os olhos estarão vidrados nas telas da TV! A cada partida, uma parada no país. As pessoas se vestirão de verde e amarelo como uma farda, prontos para a batalha e cada um fará sua escalação a melhor possível, afinal todos serão técnicos nesse momento. 
Enquanto a  copa ocorrer, em paralelo uma outra parte da população também irá as ruas, mas para cobrar direitos constitucionais como saúde, educação, saneamento, moradia etc...serão as manifestações neste gigante acordado que já estará meio anestesiado pela ressaca da folia e da copa. Em seus gabinetes luxuosos os políticos corruptos e lacaios do dinheiro público estarão atentos e preocupados com o calendário. O calendário eleitoral! Torcendo para que a anestesia faça o povo esquecer as manobras, os mensaleiros, os desvios de verba, enfim para que os esqueça.
Será quando 2014 vai começar?

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário