Mediante ao caos patológico que se instalou em nossa sociedade há algumas décadas atrás, a OMS (Organização Mundial de Saúde) chegou a afirmar que "não existem doenças, o que existem são doentes". Segundo Juvenal, a saúde do corpo depende quase que única e exclusivamente da saúde da mente. Ao falarmos de saúde da mente, falamos do evitamento dos excessos, da lucidez e do equilíbrio interior.
Quando o aparelho orgânico apresenta os primeiros sinais de disfunção é comum o indivíduo recorrer a terapêutica da farmacopeia para conter ou aniquilar esses reflexos oriundos da mente humana, entretanto sem protagonizar campanha anti medicamentos, nos compete averiguar uma situação dupla face: o álcool quando ingerido em pequenas doses pode prevenir enfermidades, mas quando utilizado em demasia provoca aniquilamento das funções hepáticas, nervosa etc. Assim perguntamos: Como evitar o alcoolismo se começamos de dose em dose? Até onde se pode ir? Quando parar?
O cigarro para alguns serve como "amigo" ou "tranquilizante", entretanto na sua composição cerca de 4700 substâncias químicas que causam dependência, comprometimento pulmonar, gênese cancerígena e outros.
Ao tempo de Hipócrates de Cós (Pai da medicina) cria-se que o deus grego Esculápio velava pelos "pobres mortais" os induzindo a saúde e protegendo, por isso mesmo Hipócrates em seu juramento inicia rendendo homenagem a este e outros deuses.
Nos anais da história das ciências médicas poderíamos ressaltar inúmeros pensadores e pesquisadores, mas haveremos de nos deter em alguns destes como Louis Pasteur que dedicou-se a Biologia e a Química. Coube a Pasteur o papel singular de pesquisar a química orgânica, sendo assim considerado um dos fundadores da estereoquímica e com gradatividade suas pesquisas foram se tornando biológicas, assim ele desbravou as fermentações láctea e alcoólica, provando que as mesmas são causadas por seres vivos. Pasteur passou a ser considerado o "Pai da Bacteriologia" e descobriu a cura para a hidrofobia e muitas outras doenças.
Christian Bernard, médico formado nos Estados Unidos, fez-se especialista em afecções relacionadas ao coração e desta forma se tornou o primeiro médico a realizar um transplante de coração humano, isso pois em 07 de Dezembro de 1967.
Vital Brasil, admirável médico e cientista mineiro se dedicou durante longos anos ao estudo e codificação do soro antibiótico, e dessa forma deixou seu valoroso contributo ao Brasil e ao mundo, fazendo com que seu soro se tornasse conhecido além das fronteiras do "Coração do Mundo e Pátria do Evangelho".
Miguel de Oliveira Couto, médico altruísta dedicou-se com afinco em 1928 a escrever obras e estudar profundamente a "Febre Amarela", assim pois ao se tornar Deputado conseguiu deliberar verbas da Federação para os instituições públicas voltadas para ações de cunho social.
Edson Teixeira, médico valoroso que em princípios de 1968, no Hospital Silvestre realizou o primeiro transplante de pâncreas do país e consequentemente o primeiro bem sucedido do mundo.
Alexander Fleming, médico escocês que descobriu em 1928, acidentalmente que uma placa de cultura de estafilococos produzira um bolor que não deixava as bactérias se desenvolverem e assim nascia a penicilina.
Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas se tornou médico investigador e assim em 1909 descobriu um percevejo chamado barbeiro, esse tripanossomo passou a se chamar "Schizotrypanum Cruzi", sendo portanto o transmissor da doença de Chagas.
Robert Koch, Prêmio Nobel de medicina e fisiologia em 1905, anunciou na Sociedade de Fisiologia ter descoberto o bacilo da tuberculose.
Oswaldo Gonçalves Cruz erradicou a "febre amarela", quando a frente do serviço de saúde pública, em 1903.
Muitos outros se manifestaram fora das universidades de fisiologia e medicina, graças também a estes,as ciências não oficializadas ganham várias ramificações que buscam encontrar soluções para vários problemas na área somática. Desta forma, ao vasculharmos o corpo humano, composto por 206 ossos, uma medula espinhal de extensão de 45 cm de diâmetro e que dela partem 31 pares de nervos; um órgão musculoso ímpar(língua) que ocupa a capacidade bucal e é formado por 17 músculos; uma víscera que é a maior do corpo humano (fígado) e que se situa abaixo do diafragma; ossos com forma de arcos achatados (costelas) em número de doze pares; um tubo oco músculo membranoso (esôfago) ligeiramente curvo, de cerca de 25 cm de comprimento; dois órgãos secretores da urina (rins) compostos por 500.000 unidades funcionais para cada, que são denominados néfrons; um órgão volumoso cujo peso no adulto é de 5 gramas por quilograma de peso (coração) e que apresenta quatro cavidades: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo; líquido viscoso de sabor salgado e cheiro característico (sangue) que possui cor vermelha e circula no interior dos vasos sanguíneos irrigando todo o corpo e que um indivíduo adulto possui de cinco a seis litros, isso corresponde a 5% do peso total do corpo, e muitas outras composições.
Como já dissemos incontáveis foram os pensadores que procuravam desbravar horizontes do organismos humano.
Vesalius (1514-1564) explorou a anatomia humana; Fabricius (1537-1619) descobriu as válvulas dos vasos sanguíneos; Harvey (1578-1657) descreveu a circulação do sangue; Lavoisier ( 1743-1794) descobriu a função do oxigênio no corpo humano; Bernard (1813-1878) demonstrou a função do fígado; Mendel(1822-1884) estabeleceu a Lei da hereditariedade; Brown Sêquard (1817-1894) fez experiências com hormônios; Schleiden (1804-1881) e Schwann (1810-1882) desenvolveram a teoria celular ; Landsteiner (1868-1943) identificou os tipos de sangue; Galeno ( 130-200 d.C) identificou os nervos cranianos.
Vesalius (1514-1564) explorou a anatomia humana; Fabricius (1537-1619) descobriu as válvulas dos vasos sanguíneos; Harvey (1578-1657) descreveu a circulação do sangue; Lavoisier ( 1743-1794) descobriu a função do oxigênio no corpo humano; Bernard (1813-1878) demonstrou a função do fígado; Mendel(1822-1884) estabeleceu a Lei da hereditariedade; Brown Sêquard (1817-1894) fez experiências com hormônios; Schleiden (1804-1881) e Schwann (1810-1882) desenvolveram a teoria celular ; Landsteiner (1868-1943) identificou os tipos de sangue; Galeno ( 130-200 d.C) identificou os nervos cranianos.
Na prevenção da saúde, ainda no campo das ciências médicas, dizem-nos os estudiosos que existem quatro meios diferentes pelos quais podemos manter nossos corpos saudáveis, são eles: higiene pessoal, medidas gerais de saúde pública, vacinas para prevenir doenças específicas e medidas de primeiros socorros.
Quando o assunto são células cabe-nos ressaltar que uma célula é responsável pelo crescimento de um bebê , ela se faz 3000 vezes maior em nove meses, ou seja ela cresce e se forma multicelular, esta é a célula original. As células são agentes receptores de oxigênio (retirado dos pulmões) e que são transportados pelo sangue e pela linfa.
No campo da medicina holística podemos destacar a Ayurveda que nada mais é que um sistema de medicina que surgiu há seis mil anos. A palavra quer dizer "ciência da vida" e está descrita nos Vedas, condensado no texto mais antigo do mundo. A ayurveda diz que o ser é composto de corpo, mente e espírito e que estes são indissociáveis e desde de que haja harmonia, haverá saúde. Aqui no ocidente o maior defensor dessa ideia é o dr Deepak Chopra.
Para o Príncipe da Luz o conceito de enfermidade e medicamento era muito remoto, ele em momento nenhum receitou, a não ser o "não peques mais". Equivale assim dizer que na atmosfera crística, a doença nada mais é que um resultante de atos e pensamentos errôneos ou mal canalizados. Resultante da culpa as enfermidades nascem no psíquico e se refletem no corpo. Os Evangelhos( Mateus, Marcos, Lucas e João) são relatos verídicos dessa psicologia do Mestre. Desta forma ao tentarmos resgatar uma postura de seguidores de Cristo nos compete alinhavar essa hipótese que fala de estruturação sentimental, de amor incondicional, de perdão mútuo e de reconhecimento de nossa filiação divina. Como herdeiros do Cosmos nos compete orientar nossa mente para a plenitude, com o objetivo de nos abrigarmos junto ao "sol" fecundo da saúde plena, sem medicamentos externos, mas produzidos pela seiva do nosso Cristo interno, de nossos pensamentos na direção da luz.
Jefferson Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário