quinta-feira, outubro 31, 2013

O Instrumento





Onde estiveres agradece ao Senhor o instrumento da purificação.

Ninguém vive sem ele.

Aqui, é o esposo de trato difícil.

Além, é a companheira de presença desagradável.

Acolá, é o filho rebelde.
Mais além é a filha inconsequente.

Hoje, é o amigo que se confiou à incompreensão.

Amanhã, será o chefe áspero.

Depois, será o subalterno distraído.

Agora, é o companheiro que desertou.


Mais tarde será o adversário, compelindo-te à aflição.


Silencia, aproveita e segue adiante.


A pedra recebe do martelo que a estilhaça, a dignidade com que se faz útil à
construção.

O metal deve a pureza que lhe é próprio ao cadinho esfogueante que o martiriza.

Não olvides que o corpo é o santuário de possibilidades divinas em que temporariamente te refugias para recolher a lição do progresso.

Cada caminho cede lugar a outro caminho.

Cada experiência conduz a experiência maior.

Toda luta é pão espiritual e toda dor é impulso a sublime ascensão.


Aprendamos, pois, a entesourar os dons da vida, respeitando os ensinamentos que o mundo nos impõe, na certeza de que, entre a humildade e o trabalho, alcançaremos um dia, os cimos da glória eterna.

Autor
Scheilla


Sobre o Autor
Tem-se notícias apenas de duas encarnações de Scheilla: uma na França, no século XVI, e outra na Alemanha. Na existência francesa, chamou-se Joana Francisca Frémiot, nascida em Dijon a 28/01/1572 e desencarnada em Moulins a 13/12/1641. Ficou conhecida como Santa Joana de Chantal (canonizada em 1767) ou Baronesa de Chantal. Casará-se, aos 20 anos, com o barão de Chantal. Tendo muito cedo perdido seu marido, passou a dedicar-se à obras piedosas e orações, juntamente com os deveres de mãe para com seus 4 filhos. Fundou, em 1604, juntamente com o bispo de Genebra, S. Francisco de Salles, em Annecy, a congregação da Visitação de Maria, que dirigiu como superiora, em Paris. Em 1619, Santa Joana de Chantal deixou o cargo de superiora da Ordem de Visitação e voltou a Annecy, onde ficava a casa-mãe da Ordem. A 13 de dezembro de 1641 ela veio a falecer. A outra encarnação conhecida de Scheilla, verificou-se na Alemanha. Com a guerra no continente Europeu, aflições e angústias assolaram a cidade de Berlim, na Alemanha, onde Scheilla atuava como enfermeira. Seu estilo simples, sua meiguice espontânea, muito ajudavam em sua profissão. Bonita, tez clara, cabelo muito louro, que lhe davam um ar de graça muito suave. Seus olhos, azuis-esverdeados, de um brilho intenso, refletiam a grandeza de seu Espírito. Estatura mediana, sempre com seu avental branco, lá estava Scheilla, preocupada em ajudar, indistintamente. Esquecia-se de si mesma, pensava somente na sua responsabilidade. Via primeiro a dor, depois a criatura... Numa tarde de pleno combate, desencarna Scheilla, a jovem enfermeira. Morria no campo de lutas, aos 28 anos de idade. Muitos anos depois, surgia nas esferas superiores da espiritualidade, com o seu mesmo estilo, aprimorado carinho e dedicação, Scheilla, a Enfermeira do Alto! Do site: www.neis.org.br


Referência
Do livro: Ideal Espírita, Médium: Francisco Cândido Xavier


terça-feira, outubro 29, 2013

Quando chega o fim...






Quando a vida se encarrega de mostrar o caminho do fim;
O tempo cumpre seu papel de forma decisiva, é a hora da chegada e da partida;
Muitas vezes o receio do novo pode obrigar pessoas a permanecerem presas, sem o mínimo de vontade de ficar, mas com profundo desejo de seguir;
É preciso reconhecer quando o papel já foi cumprido, novo tempo se avizinha;
Muitas vezes a canseira do caminho pode gerar marcas e essas marcas crescem a cada dia;
Ir além de si mesmo, ate onde se pode ir...
Fugir aos reconhecimentos de méritos e glórias, é uma etapa. A etapa de começar se assemelha à etapa final.
Talvez fique apenas uma diferença, a diferença que se fez do início ao fim, ou mesmo para o recomeço...

Jefferson Leite

A sede do poder

Ela se manifesta louca                                                    
Leva a resultado mais profundo
É sede que dificilmente se sacia,
Pensa-se nela dia e noite 
Noite e dia...
E ataca pessoas em toda parte do mundo
Muitas vezes é cruel, outras tantas
Sem noção...
Há sede de poder nos ramos de trabalho
E até na religião
É vírus contagioso,
Dizem que vem de uma "mosca azul"
Um inseto que está na própria alma
De comportamento perigoso,
Que voeja do sorte ao sul
O antídoto preventivo...
Vem do próprio interior
É soro que deriva da seiva do amor
Simplicidade na vida, fugir de disputa
São algumas terapias
Que ajudam nessa luta
Mãos a obra! Vamos em frente!
Basta a nós o bem querer...
Pra falarmos a toda gente
Contra a sede do poder.

Jefferson Leite 

sábado, outubro 26, 2013

Teoremas psicológicos





A psicologia talvez seja um dos contributos mais importantes para o auto conhecimento humano, sendo ela a ciência que estuda as ideias, sentimentos e determinações cujo conjunto constitui o espírito humano, ou por outra parte, a ciência dos fenômenos da vida mental e de suas leis; parte da metafísica que estuda o princípio e a causa dos fenômenos do pensamento humano. A psicologia é sabedora de que o SER é bem mais que apenas um conjunto de células, nervos, neurônios e órgãos; é também uma essência divina, uma inteligência viva que fecunda e vivifica toda a composição orgânica e como não poderia ser diferente, a psicologia é por si só investigadora que se une em muitos casos a outras tantas ciências para juntas buscarem alívio para a múltiplas falências humanas. Podemos citar dentre essas ciências: a medicina, a biologia, a genética, a antropologia, a sociologia, a filosofia, e talvez a mais importante de todas elas, a religião. Quer na vida adulta ou na infância, a psicologia é sempre bálsamo que em muitos casos busca explicar uma série de conflitos ocorridos na personalidade.
Na educação desde os primeiros passos da alfabetização até a graduação profissional, os alunos sofrem influências múltiplas na vida diária e se tornam muitas vezes produto de conjuntos de ideias que lhes são repassadas, nesse contexto estuda-se com imensa propriedade o afeto, visto ser ele um ponto crucial para a metamorfose humana. Dentre os pilares básicos da psicologia junto a educação estão: Freud (pai da psicanálise), Vygotski (interdependência de pensamento e linguagem), Piaget (minimizando a papel da interação social) e outros...
Quando falamos em psicologia não podemos esquecer o genial psiquiatra suíço, Carl Gustav Jung que é considerado um dos mestres da área psicológica. Dentre os feitos e obras notórias de Jung, podemos citar sua paixão pela psicologia transpessoal, ou seja a abertura de uma nova teoria de vida, uma nova vivência adquirida pelo médico após sofrer um enfarte cardíaco  e mergulhar no coma, vivendo assim uma EQM( Experiência Quase Morte), dentro das três semanas o psiquiatra já havia se recuperado  e assim passou a dinamizar as profundas ideias nascentes.


A psicologia talvez tenha origem bem mais profundas que imaginamos, visto que os gauleses, os chineses e outros já eram cultuadores de estudos de fenomenologia cerebral em milênios anteriores. Por incrível que pareça o homem levou longos períodos para compreender o cérebro; não faz muito, algumas pessoas criam que a coragem provinha do coração e o medo do fígado. Hoje portanto, sabe-se que o cérebro ou encéfalo controla todas as ações e transmite ordens de controle, sendo ele, o cérebro responsável pelas funções principais de coordenação do organismo, de certa forma podemos dizer que o cérebro é nosso "computador de bordo".
Graças aos avanços da ciência psicológica podemos entender que traumas e conflitos se acentuam mais quando são propiciados até os sete anos de idade, visto que nesse período o processo de formação ainda se acha em evolução, por isso inúmeras vezes o acompanhamento do profissional da psicologia, a terapia ostensiva vão ajudando no reajuste da normalidade infantil. Em alguns casos o psiquismo sobrecarregado se faz visível na timidez, outras tantas a irritabilidade é válvula de escape, ainda noutras na ansiedade ou na enurese noturna, não obstante pode a criança tornar-se cativa de traumatismos sexuais já nos anos preliminares da vida em sociedade, daí decorrendo a masturbação como meio de extravasar conflitos internos.
O tabagismo, o alcoolismo, a toxicomania, a sexólatria, a glutoneria entre outros vícios podem inúmeras vezes serem encarados como forma de descarregar a adrenalina, ou seja, a criatura humana ainda na infantilidade psicológica, cria mecanismos substanciais para tentar aliviar as tensões e os medos impostos pela mente. Dentre as grandes nuances que a mente nos propicia, está o receio, ele incontáveis vezes provoca no corpo uma série de efeitos colaterais que podem ser sentidos e vistos se olhados com um pouco mais de atenção, tais como pernas bambas, voz e mãos trêmulas, olhares apreensivos e outros. O próprio Jesus em dado momento fez uma análise profunda a respeito dos medos quando na "Parábola dos Talentos" disse que um dos receptores dos recursos os enterrou, furtando assim a oportunidade de os aplicar, desta forma foi punido perdendo seus bens ganhos, para quem havia aplicado os seus. O medo em toda  e qualquer situação deve ser combatido. Wundt examinou criteriosamente os conflitos do tipo histeria, e esses mesmo ainda hoje confundem os homens e os levam a atitudes primitivistas, que na maioria dos casos fazem com que o indivíduo se prenda ao feixe de agonia. Diante das fadigas humanas, Jesus muitas vezes fez silêncio. A reflexão do Benfeitor do planeta Terra era sempre notada em diversas situações e os evangelistas falam das mesmas, com certa frequência. Cristo entrava em comunhão com o Pai quer "aqui ou acolá', em diversas situações. Na cruz voltou -se para Dimas e ouvindo-lhe a petição. Diante dos sofrimentos humanos o Mestre sempre manteve a prudência, contestando sempre o desespero, dando-nos  AMOR e atenção, mesmo sem pronunciar uma palavra que fosse, apenas com o olhar.


A nau terrestre tem sido visitada por uma série de figuras históricas que ao longo dos anos nos deixaram a marca do descontrole psicológico. Após conquistar a cidade de Jaffa, Napoleão afirmou não ter recursos para  manter vivos seus moradores , assim os mandou degolar em Março de 1799, ao todo eram 3000 os que ali sucumbiram. Infelizmente não são poucos os casos como este, em que indivíduos alucinados pelos tumores morais do egoísmo e do sanguinarismo cometem atrocidades. Nem mesmo o eletrochoque, tampouco a praxiterapia são capazes de anular estes estados de depressividade e agressividade. A penalogia  não foi capaz de recondicionar as mentes enfermas para o caminho avançado do autoconhecimento, as tragédias provocadas pelos gênios do mal ainda repercutem na gleba humana como manchas de sangue que se espalham sobre o chão cinzento do "planeta azul".
Os estupros, ou mesmo os aliciamentos de ordem sexual também deixaram suas sombras perenes na vida de muitas civilizações que ainda hoje se incorporam a nosso modus faciendi. Diante dessas situações onde os gozos de todo naipe ainda pleiteiam as mentes alucinadas, apresentou-se a cerca de 21 séculos o maior tratado de psicologia que a humanidade já viu. Os evangelhos nos trazem ainda hoje a irmandade crística que se funde na lei mais executada pelo Patrono do globo terrestre, o AMOR.
Não basta o amor para que conheçamos o mais perfeito teorema de psicologia. Enquanto as massas jazem na fobia cega, ou no desequilíbrio nascente, não olvidemos a convocação para a felicidade plena do SER, mesmo que este convite se nos apresente como forma castradora ou dolorosa, compete-nos o papel de compreender a engrenagem da vida, seus meandros e suas formas de apresentação. Enquanto é hoje, recomecemos o papel de co autores de nossas vidas, para tanto, temos como escopo esta psicologia que transcende os conceitos meramente materialistas, que põe abaixo as reminiscências trágicas que a humanidade já presenciou ao longo dos anos e abre as portas da libertação contínua do SER para a evolução que os grandes pensadores e mártires do passado se predispuseram a nos oferecer. Enquanto passeia sobre nossas veias o sangue que entrega oxigênio às células de nossos tecidos, cultivemos a sabedoria de discernir o que é bom e o que é mau; compreendamos o verdadeiro sentido da vida plena, capaz de nos aproximar da psicologia ensinada, vivida e defendida pelo "Psicólogo das multidões". Para tanto, faz-se necessário que comecemos o trabalho contínuo da auto avaliação , para que este leve aos homens e mulheres de boa vontade, a sempre esperança de um mundo melhor: onde hajam crimes, mas que as criaturas sejam menos violentas; onde haja prostituição, mas que as criaturas não sejam tão escravas do sexo; onde haja ambição, mas que os FILHOS DE DEUS sejam também irmãos uns dos outros; onde haja riqueza, mas que as ovelhas do Cristo sejam mais espiritualizadas; onde haja multiplicidade de religiões, mas que os religiosos sejam mais tolerantes; enfim onde as mazelas pertencentes à Terra aqui estejam, mas que os habitantes do planeta estejam na crosta, com os olhos fitos nos céus, rumando para a luz, com a luz , pois todos nós somos luz. Isto é o que espera o Senhor!Que ao final do dia saibamos preponderar nossas atitudes primárias, sem conservar ódio ou rancor, sem cultivar a vingança, quer em nós ou no irmão; que nos abençoemos uns aos outros não somente com a boca, mas extremamente com o coração.
O tempo da nova era se aproxima!


Uma era de paz para a humanidade, onde os seres não vislumbrem tão somente o mal, mas que se sintam emissários do bem, pois a maior responsabilidade que temos é a de nos assumirmos CRISTÃOS. Quanto ao sofrer,estamos ainda marchando para a felicidade e como soldados da paz nos é atribuída a tarefa de convertermos nossas lágrimas em sorrisos alheios, nossas fadigas em ânimo de quem nos bate à porta, nossas dores em cura do próximo, nosso cárcere em liberdade de outrem, nosso pessimismo na esperança nos olhos de alguém, nossa vida morta em benesse ao companheiro. Não somos a criatura mais sofredora do mundo,somos sim a criatura mais importante na vida de alguém que espera por nós. Eis aqui o teorema psicológico mais verídico que o mundo já viu: O AMOR INCONDICIONAL.

Jefferson Leite

sexta-feira, outubro 25, 2013

Vamos juntos!





Vamos juntos caminhar entre as flores
Colher frutos no pomares,
Respirar novos ares...
Esquecer os temores
Vamos juntos além da vida
E muito, muito mais...
Buscar toda a felicidade,
Caminhar sob a claridade
Nos banhar em suave paz
Vamos juntos onde é difícil chegar
Sorrir, correr e cantar
Ser o azul dos céus,
Ter a transparência do mar
Romper todos os véus...
Vamos juntos a vida celebrar.

Jefferson Leite

quinta-feira, outubro 24, 2013

Se desperte...




Se desperte pra vida
Deixe-se realmente viver,
Faça tudo com muita vontade
Só não faça o que vai se arrepender
Não se prenda aos medos e receios
Busque a força do infinito...
Ela te ofertará todos os meios
De ter pelo mundo, um olhar bem mais bonito,
Uma atitude mais sincera e corajosa...
Se atente na perfeição da flor,
No perfume da rosa...
Na magia do amor
Se desperte pra caridade
A quem vem, de onde vier
Seja homem, criança ou mulher
Passe a frente, o bem da verdade
Se desperte como o sol altivo
Brilhante e quente...
Se desperte com sinceridade...
Despertando também o cativo
Dando despertamento a toda gente.

Jefferson Leite

Brothers in Arms




O vídeo abaixo nos foi enviado por nossa querida irmã Rosa Maria de Souza a quem agradecemos profundamente o carinho  e a gentileza por ser uma dessas pessoas que a Providência Divina nos faz conhecer pelos meios modernos de comunicação e nos unirmos em sintonia apesar da distância. Espero que gostem!

Jefferson Leite



Dicas dessa Quinta Feira





Se aquilo que esperava ainda não aconteceu, insista um pouco mais.
Não perca tempo lamentando o que não fizeram por você, faça tudo o que puder pelos outros.
Se tiver oportunidade declare sempre seu amor e sentimentos nobres, pode ser que te faltem outras oportunidades.
Não reclame pelo dia que se passou, ou por muitas tarefas, pense como é ruim uma vida sem motivação...
Vislumbre as melhores coisas, mas tenha consciência que se as coisas não tão boas acontecerem você estará preparado.
Ganhe seu tempo com  uma leitura e atividades edificantes, além de tudo te ajuda a desenvolver suas potencialidades.
Tenha sempre maior confiança em seu taleto e capacidade de improvisar, pois o poder criador está latente em ti.
Descubra no sorriso das pessoas, o quanto ainda pode confiar no ser humano.
Aproveite também e doe muitos sorrisos por quem passa por você e por quem você passa na rua, educação nunca ocupa espaço.
Tenha coragem para não se permitir agir de uma ou outra forma apenas porque alguém quer assim.
Procure ser dócil em suas observações, a palavra é uma via de mão dupla.

Tenha um dia iluminado!


Jefferson Leite

quarta-feira, outubro 23, 2013

Entre as Rotas do Mundo






Admira o trabalho do vento que desmancha a névoa a perambular no caminho...

Os raios caniculares do sol que alcatifam o horizonte, jorrando reverberações de ouro em chamas...

A leve poeira de pólen das flores que se eleva a dançar pelos ares fertilizando a campina em ondas de encantamento...

A brisa cantora, amansando as vagas espumosas e multicores no escachoar das catadupas, em sons dispersos...

O perfume que habita o seio da rosa ou que denuncia o fruto amadurecido...

As línguas de fogo que lambem o lixo informe, ao rufar das labaredas, em largo cortejo 
de esplendores...

A poalha de grânulos cintilantes da imensidade recheada de astros...

Em tudo isso, - criações que te não podem passar desapercebidas – há uma ideia 
básica que plasma, um pendor de bondade que provê, um toque de beleza que 
ameniza... Tudo isso fala em amor, amor de Deus, - o Princípio da Caridade em todos os idiomas...

Quanto recebes da vida sem dependeres um só ceitil!

Tais espetáculos a Natureza oferece pelo contentamento maternal de ver-te feliz em 
seus dons inefáveis.

É o bem pelo próprio bem que Deus nos endereça.

É o bem, que se faz por simples prazer.

O Sol, o vento ou a água nada reclama.

Ensinam-nos a amar sem nada pedir; a amar sempre sem exigir cousa alguma.

Segue assim a Celeste Orientação entre as rotas do mundo.

Atende a todas as escudelas de pedintes, por onde passes, mas não te satisfaças 
apenas, com isso; o irmão comum é nosso próprio familiar.


Deixa que a emoção te tanja as fibras da alma em mil tonalidades de carinho, diante 
da eloquência de um sorriso infantil, da aflição de uma lágrima da velhice, da 
impetuosidade ou da incerteza de um olhar da juventude...

O exemplo é o mais poderoso imã do espírito.

A necessidade marcha em rodízio de vida em vida, de destino em destino.

O dinheiro e as posses do corpo, ao fim da viagem terrestre, são sempre quais punhados de lama e pó que tentamos reter debalde e que nos escapam, inapelavelmente, por entre os próprios dedos.

Aconchega em teu coração, os arroubos de fazer o bem pelo prazer que o bem te proporciona com a única ideia preconcebida; a de criar alegria para as criaturas de Deus e dar aos que te rodeiam pelo menos leve parcela de amor do Amor Infinito que Deus nos dá.

Maria Celeste

Do livro: Ideal Espírita, Médium: Francisco Cândido Xavier

Ativando os canais da mente




O teu pensamento é a força motriz de teu sucesso. Não tenha medo do êxito por achar que pode trazer males em sua vida. Tenha confiança em seu poder pessoal, você é capaz de mudar tudo o tempo todo, só depende de seu QUERER.
Se as coisas que deseja ainda estão distantes de ti, lance pensamentos fortes de que realmente as quer, nesse momento você ativa circuitos do inconsciente que vão criando atalhos para lograr sucesso e atingir os objetivos desejados.
Ao longo de minha vida, não foram poucas as pessoas que me relataram querer algo com grande intensidade, fazendo orações e pedidos, com o passar do tempo se esqueceram e quando menos esperavam, justamente aquilo acontecia sem que essas mesmas pessoas se lembrassem de seus desejos. Isso já aconteceu contigo? As descargas que lançamos no Universo se reproduzem e nunca voltam vazias ou solitárias, daí conforme a intensidade do desejo, atraímos em maior ou menor tempo nossos objetivos, levando em conta claro o merecimento e a programação evolutiva de cada criatura.
Muitas pessoas se ocupam com coisas muito pequenas e gastam a energia de seus pensamentos com futilidades e mesmo revanchismo e vingança. O simples ato de desejar mal a outrem, jamais voltará em forma de benesses para quem deseja, ao contrário. Pessoas negativas e cheias de rancor tendem a adoecer com maior facilidade, pois em verdade consomem esse poder pensante com quimeras, em verdade elas já estão doentes da alma, apenas no organismo eclode os efeitos dos males mentais de quem pensa mal.


Te todas as forças da criatura humana a mais difícil de controlar é a do pensamento, pois ela é sutil e requer uma vigilância continuada. Trabalhar em si as exteriorizações do pensamento constitui fundamental instrumento para a felicidade na vida. Segundo nos leciona pelas mãos abençoadas de Divaldo Franco, Joanna de Ângelis, a criatura humana pensa por dia cerca de 60 mil vezes. Tomar conta de todos esses pensamentos e mais, os direcionar para o êxito e para o bem deve ser precedido de muita disciplina.
Você tem oportunidade de construir e reconstruir sua vida todos os dias! Que tal começar nessa tarde?

Jefferson Leite

terça-feira, outubro 22, 2013

Na Sementeira do Amor






Ajuda sempre, filho meu.

Pensa no bem, exalta-lhe a grandeza e intensifica-lhe os dons na Terra.

A glória mais expressiva do perdão não reside tanto na superioridade daquele que o dispensa, mas sim na soma de benefícios gerais que virão depois dele, O mais alto valor do concurso fraterno não está contido no socorro às necessidades materiais de ordem imediata e, sim, no estimulo à confiança e à fraternidade.

Somente os espíritos em desequilíbrio extremo, fundamente cristalizados no mal, menosprezam as manifestações do bem.

Sei que é difícil julgar o destino de uma dádiva e, por vezes, teu pensamento se perde, inutilmente, em complicadas conjeturas.
Terei dado para o bem? terei dado para o mal ?“ — interrogas a ti mesmo.

Mas, se não deste quanto possuis, se apenas concedeste migalhas do tesouro que o Senhor te confiou, não poderás ajudar ao próximo, tranquilamente, em nome do mesmo generoso Senhor que tudo te emprestou no mundo, a título precário?

Claro que te não rogo favorecer o crime e a desordem visíveis ao nosso olhar. Entretanto, se te posso pedir alguma coisa, em tempo algum te negues à cooperação fraterna.

Não abandones o enfermo, receando aborrecimentos, e nem fujas ao irmão desditoso que caiu nas malhas da justiça, temendo dissabores.

Se tua bondade não for compreendida, aprende a esperar.

Não é mais cristão aquele que serve por amor de servir, sem qualquer expectativa de remuneração?

Não te esqueças de que o Mestre foi conduzido ao madeiro da angústia, por ajudar e amar sempre...

Erra, auxiliando.

Será melhor assim, porque todos estamos sob o olhar da Vigilância Divina.

O homem que ajuda por vaidade e ostentação, quase sempre, em pouco tempo, cria para si mesmo o hábito de auxiliar, atingindo sublimes virtudes.

Aquele, porém, que muito fiscaliza os beneficiados e raciocina com excesso quanto ao “dar” e ao “não dar” converte-se, não raro, em calculista da piedade, a 
endurecer o coração, por séculos numerosos.

Ouve! Estamos à frente do tempo infinito...

É imprescindível semear.

Não adubes o vício e o crime. Todavia, não olvides que é necessário plantar muito amor, para que o amor nos favoreça.

Autor
Neio Lúcio

Sobre o Autor
Neio Lúcio personagem do livro 50 ANOS DEPOIS, reencarnou-se no século XIX como Arthur Joviano, desencarnado-se em 1934. Em sua família várias outras personagens desse livro e de HÁ 2000 ANOS e RENÚNCIA estão presente. A partir de 1935 e até 1949 Arthur Joviano/Neio Lucio passam a transmitir por Chico Xavier mensagens, primeiramente para seus familiares e depois de interesse geral. Extraído do site: www.ceu.com.br


Referência
Do livro: Alvorada Cristã, Médium: Francisco Cândido Xavier

Escravo do Elogio



Wellington Balbo - Bauru - SP.




Renato começava a se destacar no palco da vida.
Eram aplausos, elogios, tapinhas nas costas, bajulação...
Não tardou para que o pomposo rótulo de estrela aparecesse como uma espécie de sobrenome.
Sua opinião era sempre respeitada, suas frases tornavam-se chavão e seu comportamento começou a ser imitado por infindável número de pessoas.
Logo, Renato por ser tão requisitado começou a sentir-se o Dono do Mundo.
Passou a considerar-se insubstituível.
Um "Escolhido", era assim que se intitulava.
Embriagado pelos elogios, passou a ter devaneios, julgava-se infalível e queria moldar todos a seu modo.
Quem não pensasse como ele estava errado.
Quem não lhe imitasse estava "fora de moda".
Seu jeito de falar – O Melhor.
Sua maneira de ser – A mais Adequada.
Seu sorriso – O mais Bonito.
Suas frases prediletas eram:
- Eu disse, eu avisei.
- Se todos fossem como eu o mundo estaria melhor.
- Para as coisas darem certo, vocês têm que ser como eu sou.
Não percebeu que assim perdia sua identidade e dava largo passo à loucura.
Algum tempo depois, o povo e a mídia elegeram outro ídolo.
Renato ficou órfão da bajulação, mas não perdeu a pose, continuou querendo moldar todos que o rodeavam.
Foi perdendo amigos, namorada, o emprego...
Familiares afastaram-se por não mais quererem conviver com sua arrogância.
Hoje, Renato tenta colher aplausos de seus colegas no hospício em que está internado...
O mundo aplaude, mas também apupa.
Os elogios são sementes lançadas ao solo de nosso coração que devem ser cultivadas com todo cuidado.
Quem, à semelhança de Renato, deixa-se arrastar pelos elogios perdendo as noções da realidade a considerar-se acima do bem e do mal, habilita-se ao desequilíbrio.
Mais prudente encará-los como estímulos para que melhoremos cada vez mais.
Diz o dito popular: canja de galinha não faz mal a ninguém.
Seguindo as recomendações do adágio popular, nosso Chico Xavier, prudente como um sábio, dizia ser apenas uma formiguinha, das menores, que anda pela Terra cumprindo sua obrigação.
O médium agindo assim livrava-se dos inconvenientes de sentir-se a cereja do bolo.
Espíritos mais adiantados como Chico tem plena consciência do estágio evolutivo em que estão. Encaram, portanto, os elogios como estímulos para o prosseguimento de sua missão, nada além disso.
São muitos casos de gente que conheceu holofotes e aplausos e aprisionaram-se a eles.
Quando cessaram os tapas nas costas caíram em depressão.
Faltou a eles o reconhecimento de que somos uma formiguinha, das menores, que anda pela Terra cumprindo nossa obrigação.
Chico sabia disso.
Para nosso equilíbrio é bom aprendermos também.
Pensemos nisso!


Recebemos de nossa irmã Joniceia Paranhos na Rede Amigo Espírita

busque emoticons especial
                        NINGUÉM SE ENCONTRA POR ACASO!!!!!!!
AS PESSOAS ENTRAM NA NOSSA VIDA POR UMA RAZÃO, POR UMA ESTAÇÃO
OU POR UMA VIDA INTEIRA.
QUANDO ALGUÉM ENTRA NA NOSSA VIDA POR UMA RAZÃO, É GERALMENTE PARA
SUPRIR UMA NECESSIDADE QUE, MUITAS VEZES DEMONSTRAMOS PRECISAR.
ELA VEM PARA NOS AUXILIAR EM ALGUMA DIFICULDADE, NOS DAR APOIO, ORIENTAÇÃO,
AJUDA FÍSICA, EMOCIONAL OU ATÉ MESMO ESPIRITUAL.
ELA PARECE DÁDIVA DE DEUS, E REALMENTE É!!!!
ELA ESTARÁ LÁ PELA SIMPLES RAZÃO DO QUE VOCÊ, PRECISA QUE ELA ESTEJA LÁ.
ENTÃO SEM UM MOTIVO ESPECÍFICO  DE REPENTE, SE AFASTA DA GENTE, E A RELAÇÃO
ESFRIA E ACABAMOS POR PERDER CONTATO COM ESSA PESSOA.
O QUE PRECISAMOS REALMENTE COMPREENDER É QUE:
AS NOSSAS NECESSIDADES FORAM ATENDIDAS, OS NOSSOS DESEJOS FORAM REALIZADOS.
E A TAREFA DAQUELA PESSOA DE NOS FAZER CRESCER, CUMPRIDA.
E AS NOSSAS PRECES E ORAÇÕES FORAM ATENDIDAS, PELOS NOSSOS MERECIMENTOS E A PESSOA SE FOI PARA AJUDAR OUTRAS PESSOAS, COMO NÓS.
QUANDO ALGUÉM ENTRA EM NOSSA VIDA, POR UMA ESTAÇÃO, É PORQUE CHEGOU A VEZ DE DIVIDIR EXPERIÊNCIAS, APRENDER COM AS DIFERENÇAS E CRESCER AINDA MAIS.
ELA NOS TRAZ NOVAS FORMAS DE ENXERGAR A VIDA, NOS ENSINA ALGO QUE AINDA
NÃO APRENDEMOS, PASSAMOS A CONTEMPLAR  O NASCER DO SOL, E A ESPERA QUE ELE SE PONHA.
PASSAMOS A DAR MAIS VALOR AS COISAS, ANTES INSIGNIFICANTES, POIS SENTÍAMOS QUE NOS MÍNIMOS DETALHES, A VIDA PASSA A TER PARA NÓS
MAIORES SIGNIFICADOS.
MAS COMO AS ESTAÇÕES, SE HOJE PRESENCIAMOS FLORES PELO CAMINHO,
EM POUCO TEMPO HAVERÁ APENAS FOLHAS CAÍDAS NO CHÃO, E ESTAREMOS SOZINHOS NOVAMENTE.
QUANDO ALGUÉM ENTRA NA NOSSA VIDA, PARA FICAR AO NOSSO LADO, ATÉ O
NOSSO ÚLTIMO SUSPIRO, DE INÍCIO PENSAMOS SER POR UM MOMENTO QUALQUER,
OU POR UMA ESTAÇÃO.
MAS AOS POUCOS VAMOS PERCEBENDO QUE, ALÉM DE SER UMA DÁDIVA DE DEUS, É A
SUA PRESENÇA MATERIALIZADA EM FORMA HUMANA, COMO UM ANJO VINDO DO CÉU,
PARA NOS AUXILIAR A RECONSTRUIR UMA FACE, ANTES MOLHADA POR LÁGRIMAS E
MARCADAS PELAS CICATRIZES DA VIDA.
E QUE AGORA BRILHA PELA RESPLANDECÊNCIA DO CRISTO, EM NOSSA FACE BRILHANDO, NOS MOSTRANDO O VALOR DE ENCONTRAR ALGUÉM,
EM NOSSA VIDA....   NADA É POR ACASO... É POR DEUS!!!!!!


        DESEJO A VOCÊ IRMÃO (A), QUE TENHA UMA SEMANA MUITO ILUMINADA, BRILHANDO TODOS OS SEGUNDOS DOS SEUS DIAS, E QUE A SEMANA POSSA LHE TRAZER ALGUÉM, PARA FICAR EM SUA VIDA, MAS É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ PERMITA QUE ALGUÉM ENCONTRE TAMBÉM VOCÊ.CONTINUE BUSCANDO A PAZ E A LUZ TÃO NECESSÁRIA A VOCÊ, E A OUTRA PESSOA, AFINAL VOCÊ TAMBÉM, NÃO ENTRA POR ACASO NA VIDA DE ALGUÉM, NADA É POR ACASO, TUDO É POR DEUS. BOA SEMANA A VOCÊ AMIGO, (A). FORTE ABRAÇO FRATERNO EM SEU CORAÇÃO. DO IR, JESUS CARLOS.


Recebemos de nosso querido irmão Jesus Carlos Sanghes Perez na Rede Amigo Espírita


Jefferson Leite

segunda-feira, outubro 21, 2013

Alicerce da fé

Sustenta-te na certeza, na confiança em ti mesmo
Não temas, vai sempre a frente,                                              
Pois a certeza que há em ti não mente:
-Ninguém vem ao mundo a esmo.
Atravesse as dificuldades, vá além de cada passo
Veja a frente de teu caminho...a perfeição de cada traço
A fé pura de quem nunca está sozinho,
Pois segue com a verdade
A vida te pede o exemplo, alguém te espera lá fora
Onde há bem mais claridade, uma vez que...
Fé não só tem quem ora
Ela é bem mais que rituais ou palavras repetitivas
Ela é a confiança no porvir que quer sempre mais
Que expressões puramente auditivas
A fé começa em teu ser
E termina por onde for,
Mas  não esqueça de levar contigo
O sentimento bem mais amigo,
Que veio nova vida te oferecer
Tem mil formas, o santo e sagrado AMOR.

Jefferson Leite

"Mandamentos da amizade"


               

CONVERSE MAIS COM AS PESSOAS.....
NÃO HÁ NADA DE TÃO AGRADÁVEL, QUANTO UMA PALAVRA DE SAUDAÇÃO....
SORRIA....
O SORRISO MANIFESTA MUITA ALEGRIA...
NÃO CUSTA NADA PARA QUEM O DÁ...
FAZ NASCER A ESPERANÇA EM QUEM O RECEBE..
.
SEJA AMIGO....
SE VOCÊ QUISER TER AMIGOS (AS), ANTES SEJA AMIGO (A)...
.
SEJA CORDIAL E HUMILDE SEMPRE....
COLOQUE O CORAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR, QUANDO CONVERSAR COM AS PESSOAS....
PROCURE INTERESSAR-SE PELOS OUTROS....
MUITAS VEZES É MAIS IMPORTANTE ESCUTAR MAIS E FALAR O NECESSÁRIO....
PROCURE ELOGIAR, ANIMAR E INCENTIVAR.....
ESTEJA MUITO CONSCIENTE AO CRITICAR E SÓ FAÇA PARA CONSTRUIR....
RESPEITE OS SENTIMENTOS DOS OUTROS....
NÃO PROCURE IMPOR SUAS IDÉIAS....
LEMBRE-SE DE QUE OS OUTROS TAMBÉM, TEM AS SUAS VERDADES....
PREOCUPE-SE COM OS PROBLEMAS DOS OUTROS...
A SOLIDARIEDADE NOS MOMENTOS DIFÍCEIS E DE SOFRIMENTOS, FAZ NASCER AS AMIZADES ETERNAS.....
SEJA CARIDOSO (A) E PROCURE SEMPRE AJUDAR A QUEM PRECISAR....
O QUE VALE A PENA NA VIDA, É QUE FAZEMOS AOS OUTROS...
SERVIR É O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA..
..
TODA AMIZADE VERDADEIRA LEVA AO ENCONTRO COM DEUS....
QUANTO MAIS AMIGOS (AS) TIVERMOS, MAIOR SERÁ NOSSA PROXIMIDADE COM O CRIADOR....
PENSE BEM!!!!!
SEJA MAIS AMIGO (A)!!!!!
             RECEBA DE NÓS BEIJÃO FRATERNO DE LUZ EM SEU CORAÇÃO......

Recebemos de nosso irmão Jesus Carlos Sanches na Rede Amigo Espírita

Jefferson Leite

domingo, outubro 20, 2013

Para refletir sobre a adolescência




Fase de grande importância para a vida humana, a adolescência ainda causa muitos receios. 
Para aqueles que passam por ela, determinada incerteza; para os que por ela já passaram certa segurança; para os que ainda hão de passar, grande dose de ansiedade. 
Em muitos casos o ambiente familiar pode ser balançado por conta dos adolescentes, todavia por causa deles a vida toma novas dimensões e muitas conquistas sociais foram alcançadas ao longo dos tempos. 
Apesar de ser uma fase de determinados conflitos de identidade, a adolescência carrega consigo um romantismo próprio capaz de trazer reações adversas quando se apaixona tais como sudorese gélida, falta de ar, espasmos intestinais e outros quando se aproxima da pessoa apaixonante, que se escolhe para ser parte da vida como os "primeiros amores".
Os pais comumente fazem críticas a determinados comportamentos de seus filhos nessa fase transitória da vida, no entanto muitos deles sabem no fundo que já tiveram comportamentos semelhantes. Nesse momento da existência se figura a oscilação de hormônios e o desenvolvimento de glândulas reguladoras das energias psíquicas, sendo assim as influências ocorrem com maior intensidade, desencadeando determinados processos que merecem total atenção daqueles envolvidos nesse crescimento de "suas crianças". Agora já não mais podemos chamá-los de "aborrecentes", mas buscar a compreensão de suas limitações, contudo valorizar suas potencialidades que não são poucas. 
Neste momento que o planeta recebe seres bem mais avançados intelectualmente, aqueles que estejamos não tão jovens temos o dever e a responsabilidade de compartilhar experiências vivenciadas, sem que para isso coloquemos o dedo em riste para apontarmos erros. Humildade sempre para aprender com os adolescentes e firmeza para tentar lhes livrar dos vícios comuns que o mundo oferece.
Em resumo, ajudar a aproveitar esse momento que se bem trabalhado pode ser de rebeldia boa por uma sociedade mais justa e igualitária, contra os desmandos dos poderosos que escravizam sob a imposição do capital.
Parabéns aos adolescentes! Parabéns aos pais ou cuidadores que procuram viver bem com seus os adolescentes!

Jefferson Leite

Pepe, o Galo brigão



Sérgio, menino muito arteiro, estava sempre criando problemas com seus amiguinhos e se enfiando em enrascadas. A mãe corria, gritando:
 
— Sérgio! Não faça isso, meu filho! Você vai se machucar!
— Desça do telhado, Sérgio! Você pode cair e quebrar a perna!
— Sérgio! Não brigue com o gato! Não bata no cachorro!
Mas o garoto era realmente travesso e estava sempre fazendo o que não devia. Um dia a mãe, cheia de
paciência, o colocou no colo e disse:
— Meu filho, cada um de nós recebe sempre de acordo com o que faz. Você vê o que acontece com as plantinhas? A gente planta e colhe o que plantou, não é?
— É, mamãe. Você plantou um pé de tomate e agora comemos tomates do nosso quintal, de que eu gosto muito! — ele lembrou.
— Então, quando fazemos coisas erradas, vamos colher o quê? Por exemplo. Você provoca o seu gatinho. Como ele vai reagir? — indagou a mãe.
— Ele vai me arranhar com suas unhas bem afiadas!
— Isso mesmo. E se você bater no seu cachorrinho?
— Ele vai latir com raiva e rosnar, querendo me morder!
— Exatamente, filho. Mas você gosta deles. Então, por que deixá-los com raiva? Qualquer dia eles podem atacá-lo e você não vai gostar!
O menino baixou a cabeça, concordando com a mãe e prometeu que não provocaria mais seus animais de estimação. Mas logo ele esqueceu o que prometera.
 
Certo dia, ele estava voltando da escola e viu um galo que ciscava num gramado. 
Ele chegou perto do galo e começou a provocá-lo. O galo eriçou-se todo, fez cara de poucos amigos e partiu para o ataque. Sérgio saiu correndo para fugir do galo que, mais rápido, o alcançou e passou a bicar suas pernas. O menino corria apavorado e gritava:
— Socorro! Acudam!... Tirem este galo daqui!... 
Mas não havia ninguém que pudesse ajudá-lo. E o que é pior: Sérgio tropeçou e caiu, e o galo veio para cima dele, bicando-o, enquanto ele se defendia com a mochila.
Para sua sorte, o dono do galo naquele momento estava chegando à sua casa e viu a situação do garoto. Correu, segurou o galo e, desculpando-se com o menino, perguntou:
— Mas o que aconteceu? Meu galo é pacífico! Pepe só ataca quando é provocado!
 
Sérgio, parando de chorar, limpou o rosto e justificou-se:
— Eu quis brincar com seu galo, mas acho que ele não gostou.
— Ah! Já sei o que aconteceu! Você deve ter provocado Pepe! Olhe, garoto, poderia ter ficado muito machucado. Pepe é um galo brigão! Ganhei de um amigo que o comprou por achá-lo bonito, mas ao descobrir que ele gostava de atacar as pessoas, não o
quis mais por ser muito perigoso. Como gosto de animais, resolvi cuidar dele e treiná-lo para mudar de comportamento. Desse modo, Pepe nunca mais atacou ninguém. Você está ferido?
O garoto olhou para o galo, agora nos braços do dono e disse:
— Não se preocupe. Fiquei com alguns arranhões e bicadas, mas eu mereci. Nunca mais vou mexer com animal nenhum.
O rapaz foi com Sérgio até a casa dele, explicou à mãe do menino o que tinha acontecido e considerou:
— Como dono do Pepe, sinto-me responsável pelo que aconteceu ao seu filho. Peço-lhe desculpas, senhora!
— Não se preocupe. Conheço meu filho Sérgio e imagino o que tenha acontecido — respondeu ela, que se virou para o filho e perguntou:
— Como está, meu filho? Deixe-me ver seus machucados! Não foi nada. Vou buscar minha caixinha de primeiros socorros e logo resolvo o problema.
Após limpar bem os ferimentos nas pernas, ela colocou remédio e, dando por terminado, deixou o filho deitado no sofá. O rapaz, mais tranquilo ao ver Sérgio bem, despediu-se, pedindo novamente desculpas pelo seu galo, ao que Sérgio respondeu:
— Não se desculpe. A culpa foi minha, pois provoquei Pepe. Eu poderia visitá-lo de vez em quando? Gostei do seu galo!
— Pode, claro! Isto é, se sua mãe deixar.
— Mamãe deixa, não é? Ela sabe que a culpa foi minha.
Assim, tudo resolvido, o garoto respirou fundo, satisfeito por estar bem e prometendo que nunca mais provocaria animal nenhum. Tomou-se de amores por Pepe, que passou também a estimá-lo, tornando-se seu amigo.
O gato e o cãozinho de Sérgio também gostaram da novidade, pois não ficaram mais estressados com as provocações do menino, cujo comportamento mudou por completo. Ele agora os tratava com muito amor e delicadeza.
                                                       
MEIMEI

(Recebida por Célia X. de Camargo, aos 2/9/2013.)