domingo, outubro 20, 2013

Para refletir sobre a adolescência




Fase de grande importância para a vida humana, a adolescência ainda causa muitos receios. 
Para aqueles que passam por ela, determinada incerteza; para os que por ela já passaram certa segurança; para os que ainda hão de passar, grande dose de ansiedade. 
Em muitos casos o ambiente familiar pode ser balançado por conta dos adolescentes, todavia por causa deles a vida toma novas dimensões e muitas conquistas sociais foram alcançadas ao longo dos tempos. 
Apesar de ser uma fase de determinados conflitos de identidade, a adolescência carrega consigo um romantismo próprio capaz de trazer reações adversas quando se apaixona tais como sudorese gélida, falta de ar, espasmos intestinais e outros quando se aproxima da pessoa apaixonante, que se escolhe para ser parte da vida como os "primeiros amores".
Os pais comumente fazem críticas a determinados comportamentos de seus filhos nessa fase transitória da vida, no entanto muitos deles sabem no fundo que já tiveram comportamentos semelhantes. Nesse momento da existência se figura a oscilação de hormônios e o desenvolvimento de glândulas reguladoras das energias psíquicas, sendo assim as influências ocorrem com maior intensidade, desencadeando determinados processos que merecem total atenção daqueles envolvidos nesse crescimento de "suas crianças". Agora já não mais podemos chamá-los de "aborrecentes", mas buscar a compreensão de suas limitações, contudo valorizar suas potencialidades que não são poucas. 
Neste momento que o planeta recebe seres bem mais avançados intelectualmente, aqueles que estejamos não tão jovens temos o dever e a responsabilidade de compartilhar experiências vivenciadas, sem que para isso coloquemos o dedo em riste para apontarmos erros. Humildade sempre para aprender com os adolescentes e firmeza para tentar lhes livrar dos vícios comuns que o mundo oferece.
Em resumo, ajudar a aproveitar esse momento que se bem trabalhado pode ser de rebeldia boa por uma sociedade mais justa e igualitária, contra os desmandos dos poderosos que escravizam sob a imposição do capital.
Parabéns aos adolescentes! Parabéns aos pais ou cuidadores que procuram viver bem com seus os adolescentes!

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário