Estamos hoje comemorando o Dia Internacional da Mulher. É um momento de reflexão sobre o papel singular das mulheres na sociedade e sua consequente participação no equilíbrio de vida na Terra. Amplamente ligada com as ideologias dos movimentos e partidos socialistas logo no primeiros anos do seculo XX, a idéia de criação de um dia específico para se repensar a questão dos direitos das mulheres vem de encontro ao avanço pelo qual o planeta Terra passa. Perante o cristianismo encontramos como primeiro feminista Jesus, pois numa época em que os homens não poderiam falar em público o Mestre dialoga diretamente com aquelas que seriam as maiores divulgadores da Boa Nova. Saímos de um momento em que a mulher era vista como um ser distante da Criação e uma relação eivada de preconceitos, como lemos na fala do filósofo Tomás de Aquino: " O homem, não a mulher foi feito imagem e semelhança de Deus". No ano de 585 o Sínodo da Igreja teve a mulher como discussão principal com o fim de se saber se ela possuía alma ou não e se deveria ser qualificada com criatura humana, baseando no Gênesis cap. 2 vers: 18-25 quando reza a lenda que "Deus" vendo que Adão estava sozinho resolveu fazê-lo cair no sono e de uma de suas costelas, cerrou a carne no lugar...logo em seguida encontramos no cap. 3 vers: 1-7 no diálogo de Eva e a serpente e finalmente na I Cor. cap. 7 vers 7: " O varão não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus mas a mulher é a glória do varão". O mesmo Paulo de Tarso que a Igreja se baseou para discutir a existência ou não de alma na mulher foi um dos escritores bíblicos que mais teve participação feminina em sua vida e pregações como vemos, chegando mesma elas a influenciá-lo:
1- FEBE:
" Recomendo-vos a nossa Febe, que setá servindo à igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar..." (Roamnos, 16: 1-2
2- PRISCILA:
" Saudai Priscila, cooperadora em Jesus Cristo que, pela minha vida, arriscou sua própria cabeça" (Romanos, 16: 3; Atos, 18:2, II Timóteo, 4:19)
3-MARIA:
" Saudai Maria, que muito trabalhou por vós"(Romanos, 16:6)
4- JÚNIA:
"Saudai Andrônico e a Júnia, parentes e companheiros de prisão,(...) os quais estavam em Cristo antes de mim." (Romanos, 16:7)
5 e 6- TRIFENA e TRIFOSA:
"Saudai a Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor." (Romanos, 16:12)
7-PÉRSIDE:
"Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor." (Romanos, 16:13)
8- MÃE DE RUFO:
"Saudai a Rufo,(...) e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim."(Romanos 16:13)
9 e 10- JÚLIA e OLIMPAS:
"Saudai(...) a Júlia, a Nereu e sua irmã, a Olimpas." (Romanos, 16:115)
11- ÁFIA:
"Saudai a irmã Áfia."( Filemon, 2)
12- LÍDIA:
"Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente de Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às cousas que Paulo dizia(...)" (Atos, 16:14-15)
13- NINFA:
Paulo saúda a Ninfa. (Colossenses, 4:15)
14-CLÁUDIA:
Paulo envia saudações de Cláudia para Timóteo.(II Timóteo, 4:21)
15 e 16-LOIDE e EUNICE:
" Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria, pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua avó Loide , e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti." (II Timóteo, 1:4-5).
Atualmente milhões de pessoas são submetidas ao tratamento da radiatividade graças a Madame Curie que em 1867 descobriu o Rádium esse elemento radiativo que é tão utilizado para pacientes com câncer; Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres, Bem Aventurada Dulce dos Pobres,ou simplesmente,"o anjo bom da Bahia" nascida em 1914 foi e será a pura manifestação do amor do Cristo aos seres humanos; Madre Teresa de Calcutá ,Beata Teresa de Calcutá ou "Santa das sarjetas" nascida em 1910 deixa o luxo e vai às periferias de Calcutá, deixando também o hábito religioso e assume o sari branco das mulheres pobres da Índia se convertendo em benfeitora aos desamparados; Anne Frank nascida em 1929,falecida nos campos de concentração tornou-se símbolo do holocausto; Sóror Joana Angélica de Jesus, ou simplesmente Joanna Ângelis nascida em 1761 foi assassinada defendendo o Convento da Lapa em Salvador. Entre tantas heroínas anonimas que se convertem em poemas da Divindade nos atingindo e auxiliando para um mundo melhor, expressamos nossa profunda gratidão a todas a mulheres que dão a vida a um feto, ou aquelas que emprestam seu colo aos filhos alheios. Com a segunda grande guerra muitos lares órfãos de pais foram agora arrimados por mulheres fortes que se converteram em provedoras do lar, muito embora não perdessem a beleza, o lirismo, a intuitividade e amplitude de amar. Ainda há muito a conquistar, uma vez que os homens ainda recebem cerca de 40 a 60% mais que as mulheres ocupando as mesmas funções (cargos do mesmo nível) e a maior incidência ainda é nos continentes africano e asiático, no entanto a luta por direitos iguais e por mais respeito continua.
Nesse momento refletimos e enviamos a todas as mulheres sendo mães, filhas, esposas, noivas, namoradas, enfim anjos luminosos que desceram a Terra para "educar os homens" como lecionou o Codificador, nossos votos e cumprimentos pelo muito que fizeram e fazem por todos nós. Pedimos a Deus que continuem nos auxiliando para sermos melhores e um dia tentarmos retribuir tudo o que gratuitamente vocês mulheres fizeram, fazem e continuarão fazendo pela humanidade.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
Jefferson Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário