sexta-feira, novembro 22, 2013

Superando imprevistos



Em muitas questões se pode fazer uma programação, um planejamento, entretanto para a vida isso não costuma surtir muitos efeitos.
Sendo a vida uma obra aberta, tudo muda o tempo todo e certas mudanças nunca estão previstas em nossa programação pessoal, daí a necessidade de improvisar perante os problemas do dia a dia. As pessoas que aprendem a criar saídas onde outras nada conseguem ver, acabam se destacando por sua habilidade de "gerenciar crises". As crises que nos referimos são aquelas que fogem a nossa programação humana, mas que na maioria das vezes estão descritas na programação espiritual que aceitamos, muito embora pela lei do esquecimento, nos pareça totalmente "desconhecida".
Os imprevistos se manifestam no campo material, ou nas questões inerentes ao espírito, fatos como perdas podem desencadear reações psicológicas negativas e daí fenômenos depressivos, síndromes variadas, em alguns casos a pessoa tende a estagnar, pois não se permite refletir sobre novos rumos a tomar para superar os imprevistos, em verdade o que ocorre é que determinadas pessoas, ou a maioria delas se acostumou a fórmulas prontas no entanto na vida não existem tais fórmulas. Como o tempo todo nossos planos precisam ser refeitos, precisamos adquirir essa capacidade de improvisação mediante os problemas, não permitindo que eles nos façam parar.
Imaginemos o condutor de uma máquina aérea, férrea ou similar diante de um obstáculo impensado...tem que tomar atitudes rápidas e imediatas afim de evitar maiores transtornos. Na vida nós somos os condutores e portanto devemos estar apostos perante as circunstâncias inusitadas que nos chegam quer seja numa decepção afetiva, num prejuízo financeiro, numa enfermidade inesperada. O Divino Amigo nos recomendou a vigilância e a oração. A vigilância não nos permite sermos pegos de surpresa por nada e a oração é o canal de forças necessário para despertar nossa certeza de filiação Divina.

Precisamos estar prontos para minorar as adversidades, pois muitas vezes elas é que nos levam a quedas  e nesse caso também nos referimos a quedas morais que decorem de nossa invigilância, dando vasão "a velha criatura" que dormita em cada um de nós.
Diante de cada obstáculo procuremos manter a calma e a fé, pois perante as maiores adversidades é que surgem ou florescem os grandes líderes. Na história da humanidade os momentos de maior progresso, foram justamente os de maiores crises, pois em verdade é quando se aplica maiores esforços para se sobressair diante das aflições. O objetivo dos imprevistos em realidade é nos fazer crescer enquanto seres humanos na busca da perfeição como assegurou Jesus. 
Estamos rumo ao crescimento interior e uma das maneiras de provarmos que crescemos é conseguirmos vencer os obstáculos do caminho com criatividade tirando de cada um deles poderosas lições que carregaremos pela imortalidade afora.

Jefferson Leite  

Nenhum comentário:

Postar um comentário