sexta-feira, março 22, 2013

Eutanásia para crianças e pessoas com Alzheimer na Bélgica



stock.xchng /


O Life Site News (LSN)

 As mudanças na lei que rege a eutanásia na Bélgica. De acordo com o site pró-vida, os parlamentares belgas debatem a estensão da prática a crianças, pessoas com deficiência mental e portadores de Alzheimer. O argumento levantado pelos defensores da medida é semelhante ao usado por grupos favoráveis à legalização do aborto no Brasil. Segundo eles, a prática ocorre de qualquer maneira, sendo ilegal ou não, portanto o melhor seria definir procedimentos.
A Bélgica foi o segundo país do mundo, depois da Holanda, a legalizar a eutanásia, em 2002. A lei atual prevê que a prática aplica-se apenas a pessoas com mais de 18 anos.
O texto do LSN cita pesquisas recentes para mostrar que 32% de todas as mortes assistidas na região belga de Flandres foram feitas sem consentimento. O blogueiro Alex Schadenberg, especializado no assunto, afirma que o número de mortes assistidas no país, incluindo as não relatadas, podem chegar a 2 mil. Ou seja, há pacientes sendo mortos por médicos e enfermeiros nos hospitais belgas.
É impossível falar desses dados sem fazer menção às investigações da Polícia Civil e do Ministério Público sobre mortes suspeitas na UTI do Hospital Evangélico, em Curitiba, caso que têm horrorizado o Brasil.
Fonte: Gazeta do Povo



O pensamento humano a primeira vista pode parecer tentar se "livrar" do sofrimento físico, no entanto se observarmos melhor veremos que essas condutas não estão ligadas a preocupação com os doentes, mas sim com os cuidadores dos enfermos. Durante o tempo que trabalhei com idosos portadores de Alzheimer e Parkinson, vi cuidadores zelosos que tudo faziam para auxiliar os pacientes naqueles momentos difíceis da vida, todavia também presencei aqueles familiares exaltados, que sem paciência alguma já não viam a hora de se verem livres do idosos que na maioria das vezes, seus proventos ainda serviam para "completar" a renda familiar ou pagar a prestação do carro, a internet dos "meninos", a compra do mês etc. No caso das crianças também temos visto em alguns casos pais utilizarem seus filhos para aumentar a arrecadação com programas sociais do Governo Federal, ou deixa-los nos sinais para despertar o sentimento de pena dos outros.
Em verdade para algumas pessoas, a sensação de tentar evitar o trabalho faz com que prefiram pensar que as pessoas são apenas corpos e nada mais que isso...
O envoltório corporal quase nada representa perante a vida verdadeira que é  a do espírito imaterial, mas que avança e as provas lhe servem para liquidar os débitos contraídos e rumar para o progresso, daí a necessidade de se respeitar a vida e nunca atentar contra ela. As alegações de que a eutanásia já é praticada ilegalmente não deve servir de argumentação para sua legalização, mas ao contrário deveria servir de estímulo para que não medissemos esforços para divulgarmos contrariamente a EUTANÁSIA sob qualquer artifício que se pretenda utilizar.

“Pior do que a morte de um filho, é ter um filho que deseja a morte”
                                       (Pai de Ramon Sampedro)

Jefferson Leite



Nenhum comentário:

Postar um comentário