segunda-feira, agosto 17, 2015

Potencial da alegria



Já nos recomendou solenemente o apóstolo dos gentios: " Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". Na  epístola aos Tessalonicenses o emissário de Tarso de forma pedagógica nos faz referências principalmente a nossa capacidade de olhar a luz do dia como o sentido do renascer da esperança; do alvorecer de uma nova era para o progresso da humanidade.
A tristeza nos últimos tempos parece ter tomado conta de grande parte de nossa população planetária, na realidade o que ocorre é que o ato de se entristecer sempre esteve presente na vida humana como uma maneira de fugir da realidade. Já dizim os antigos: " Tristeza não paga dívidas". De fato a tristeza não resolve nossos problemas, ao contrário os amplia de forma que os faz crescer e ganhar efeitos complicados de serem resolvidos. Uma determinada tristeza em alguns casos, levando em conta que não pode ultrapassar um limite considerado normal é importante para a reorganização de si mesmo. Podemos compreender que esse entristecer traz consigo uma aparente fraqueza, uma melancólia, um desistir da vida. Nesse aspecto sempre é salutar fazer a catarse mental, a busca íntima para entender o que nos causa esse estado de tristeza, eis o primeiro passo.


Podemos conceber que essa pessoa em estado de tristeza precisa de uma moderada solidão, de um respeito a seus limites, pois em verdade dificilmente alguém dividirá consigo sua tristeza. Pensemos numa casa onde residam muitas pessoas e que uma delas esteja assaltada dessa tristeza comum, passageira e pessoal, outras poderão desejar ouvir música bem alto, o falatório ensurdecedor, as brincadeiras maldosas, tudo pode parecer uma invasão de privacidade para quem se acha entristecido, então o melhor remédio seria um isolamento temporário, dentro de um quarto já está ótimo, não precisa mudar de casa ou subir a um monte. 
Vale ressaltar que essa tristeza temporária sem causas aparentes não caracteriza depressão e sim uma necessidade humana de se refugiar, seria em verdade uma terapêutica preventiva da alma para ressurgir mais firme e forte para novos desafios.
Triteza momentanea pode vir carregada de determinada preguiça e isso é incomodo para quem não reconhece os sintomas normais. Mais uma vez pode ser sinônimo de conflitos familiares se no caso pais, ou conjuges interpretam ser alguma insatisfação consigo mesmo. O estado de tristeza pode trazer em si um unifome, o pijama. É comum que a pessoa se vista dele, ou melhor, não se dispa deste fazendo dele seu traje preferido de todos os horários. Para alguns estudiosos a tristeza pode se prolongar por até cerca de dois meses e após isso caracteriza o aparecimento do estado depressivo. Ainda recorrendo a Paulo pensamos que novo dia ressurge no universo psíquico como amostra de uma vida regenerada. A alegria de quem encontra com as nobres verdades é capaz de isolar a tristeza, abrir o campo magnético da felicidade e nos permitir oportunidades valiosas de reajuste perante as Leis incontestáveis da vida. Por mais árduo o caminho precisamos sempre dar graças pelos bens que a vida nos empresta na Terra para darmos conta na verdadeira Pátria, o Mundo Espiritual.
Todos os momentos emocionais nos inspiram a buscar finalmente a felicidade como um tesouro escondido no interior da criatura cujo mapa nos revelará que devemos percorrer nossos caminhos íntimos com atenção para cada detalhe da estrada e encontraremos a chave do sucesso, o verdadeito potencial da alegria.

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário