quinta-feira, abril 23, 2015

Crer ou não na reencarnação?


A grande dúvida que acompanha boa parta das pessoas em algum momento da vida é justamente crer ou não na reencarnação? Muitas pessoas se asssutam com o tema, pois imaginam que "um espírito entra em seu corpo"! Para começo de conversa é fundamental que pensemos em nós como um espírito que desfruta provisoriamente de um corpo e não o contrário.
A ideia de imortalidade da vida está presente em todas as crenças, pois todas sem execessão mencionam o post mortem. Nós os cristãos, os espíritas, os espiritualistas não somos os pioneiros na crença reencarnacionista, em verdade ela data desde longos ciclos, tendo como alguns de seus mais famosos defensores Pitágoras, Heródoto entre tantos outros filósofos. Desde o Oriente passando pelo Ocidente culturas e povos variados criam na reencarnação, pois em verdade criam na alma e sua sobrevivência aos fenômenos da morte do corpo. 
Não temos como falar em reencarnação sem citar o dr Brian Weiss presidente do departamento de psiquiatria do Mt Sinai Medical Center em Miami (EUA), dr Ian Stevenson da Universidade da Virgínia que estudou mais de 3 mil casos de reencarnação em todo o mundo. O leitor pode pensar: Mas isso é muito complicado de entender! Não é!


 Como explicar os gênios infantis que produzem coisas incomuns como falar um idioma sem nunca te lo aprendido? Como explicar alguém já "nascer" sabendo tocar um instrumento? Como explicar seu filho, filha, neto ou neta que hoje já domina os eletro eletrônicos ou o touch screen? 

O Cristianismo tradicional, ou melhor as Igrejas contestam a reencarnação, todavia lemos: "Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o filho do homem? Responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou algum dos profetas." (Mt XVI, 13 e 14). Ora Jesus contava com cerca de 30 anos, era filho de Maria e José, vivia naquelas cercanias, portanto sua história era conhecida por seus discípulos. Como poderiam eles crer que Jesus fosse João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta? Ele era Jesus e eles bem sabiam, a única forma era a reencarnação que permite que um espírito depois de desencarnado retome novo corpo e volte a vida física. Isso deixa claro a crença reencarnatória nos Evangelhos.


"Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir. O que tem ouvidos, ouça." (Mt XI, 12 a 15). Nosso Senhor ainda termina afirmando que nem todos teriam ouvidos ou a maioria não conseguria ouvir. "Eles estão surdos"!
 João Batista, primo de Jesus, era filho de Izabel e Zacarias, Elias havia deixado a Terra cerca de 400 anos antes de Jesus. Como ler o texto bíblico e contestar a reencarnação?
Todos nós temos, muito embora  o esquecimento da vida anterior ao período utrino, ou seja da vida subdividida em muitas etapas (encarnações) já vivenciadas por nós, entretanto se analisarmos criteriosamente encontraremos indícios de simpatias com uns, antipatias com outros, gostos, aptidões etc. Sendo a reencarnação não um patrimônio de uma religião e sim uma verdade até mesmo científica podemos ver nela a certeza da misericórdia Divina que não presenteia uns com riquezas, saúde e felicidade aparente, enquanto a outros "castiga" com miséria, enfermidade e grande número de aflições. Onde estaria a bondade de Deus fazendo nascer deficiente uma criança inocente? Deus que é perfeito da nos a cada um segundo nossas obras. No processo reencarnatório não há vítimas ou algozes, apenas criaturas se reajustando perante as Leis da própria consciência humana que verdadeiramente são as Leis de Deus.

"Reencarnação não é tese... É sentimento e enfoque de prerrogativa de justiça divina!" (Antonio poeta)


Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário