quarta-feira, março 04, 2015

O ato de decidir



Invariavelmente, você será o que decidir ser.
Se pretendes alcançar horizontes variados só depende de ti, contudo uma escolha infeliz pode te atravancar a marcha te conduzindo a longas voltas ao invés da retidão do caminho desejado que leve a superação.
Tudo na vida se resumi no querer de alguém ou mesmo na motivação para realizar essa ou aquela função. Ninguém faz o que não deseja em via de regra, exceto se fizer sem se dar conta de que está fazendo. Parece estranho isso? E o é muito estranho, porém verdadeiro. A maioria das pessoas faz quase que o tempo todo o que querem que eles façam. Um exemplo disso é a moda. Antigamente calças "boca de sino" eram últim moda, depois foram, esquecidas de vez no armário, e feliz de quem as guardou! A moda volta de tempos em tempos sem se saber por quem, mas que volta é inegável.
A realidade é que quando você não decide, alguém está decidindo por você. Não há espaço vago no campo das decisões, por isso decida! É claro que muitas pessoas erram por decidir e é uma particularidade de quem tenta, o errar, contudo erra mais que não tem coragem de decidir! Em momentos decisivos é que precisamos ter convicção de que é necessário decidir, contudo nessas situações quase sempre nem tempo se tem para raciocinar. O efeito surpresa é quase sempre a gerador da inércia da pessoa, pois no inesperado, na dúvida é que o indivíduo não avança. Poucas ou pouquíssimas são as pessoas que desenvolvem um reflexo rápido de decidir repentinamente na hora de agonia ou surpresa. Daí surgem os verdadeiros vencedores.
É bem verdade que muitas das nossas decisões são uma espécie de senso comum influenciadas por nossos genitores, pessoas mais experientes, enfim existe uma influenciação considerável de nossos antecessores que se aplica a todo tempo em nossa vida contemporânea. O grande problema é quando os conceitos se transformam em verdadeiros atavismos que nos impedem de seguir em frente, formando paradigmas altamente comprometedores com os aspectos das decisões futuras. A libertação de si mesmo é complexa pois requer uma série de esforços imensos no sentido de transformação de sua realidade.
Os nomes que fizeram história na humanidade decidiram em algum momento da vida a mudarem o rumo de seus caminhos, inverteram as potências negativas afim de transpor os obstáculos da estrada.
Não te prendas os passos enquanto é hoje! Frutifica tuas experiências com o nectar da esperança afim de converter tuas decisões numa saga sublime de sucesso.

"Destino é só um conjunto de decisões, tome boas decisões e construa um bom destino"
                    (Cícero)

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário