sábado, julho 05, 2014

O tempo e a vida...


Como agentes transformadores da sociedade e em constante transformação, somos quase sempre influenciados pelo meio, pelos sistemas, pela opinião da maioria. A vida é como um baú de conhecimentos que se agregam formando gostos, aptidões, enfim caracteres próprios com as experiências. Essas, podem ser físicas ou espirituais, preceder a existência corpórea, ou ser após o túmulo. Na realidade, o ser humano vive um processo de aprendizagem e reciclagem continuado e por isso muitas vezes com o passar do tempo abre mão de certas posturas antes radicais ou tidas como certas.
Não se pode ignorar nesse contexto a valoração do tempo para nosso crescimento moral, pois é ele que diretamente nos proporciona novas experiências. Com o tempo aprendemos a ver as coisas sob uma ótica diferente e o que parecia sem saída como "num passe de mágica" se torna resolvível. O tempo é mágico!
Feridas psicológicas gigantescas que parecem não cicatrizar são luarizadas com o tempo, até porque desenvolvemos a capacidade de perdoar quem nos feriu e ver que naquele momento, aquela pessoa foi infeliz consigo mesma. As paixões efêmeras cedem lugar aos gostos apurados com o tempo, pois ficamos mais seletivos, podemos dizer que amadurecemos o psiquismo nos tornando mais plenos de nós mesmos. Com o tempo, começamos a acreditar em nossa própria capacidade, nos tornamos mais confiantes e responsáveis por nossos erros ou fracassos, sem procurar culpados ou justificativas nos outros.
Para quem deseja obter êxito, um dos pontos fundamentais é respeitar o tempo, como ele nos respeita. Somos respeitados pelo tempo em nossas limitações, em nossas fases de adaptação,em nossa necessidade de descanso e recolhimento psicológico. Precisamos respeitar o tempo não o consumindo em futilidades, em questiúnculas, comentários da vida alheia, maldizendo o próprio tempo e a vida. A pessoa jubilosa não para no tempo, tampouco luta para parar o tempo, mas faz dele, o tempo um aliado precioso para buscar alcançar seus objetivos.
O grande desafio nosso de cada dia é conviver bem com nosso tempo investindo-o de forma acertada. A grande maioria de nós, o vê como adversário e não como aliado e é por isso que não descobrimos a verdade libertária de que Deus no calendário do tempo nos inscreveu para sermos vencedores, contudo pelo tempo que perdemos acabamos atrasando nossa chegada, pois quando tempo iremos gastar para chegar ao pórtico vitorioso é uma responsabilidade nossa pelas escolhas erradas. 
Vamos em frente! O tempo nos pede agilidade e segurança, a vida é a oportunidade, a felicidade nos espera!

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário