sexta-feira, janeiro 24, 2014

O que penso a respeito do texto que li sobre a homossexualidade



Ontem fui surpreendido por um texto  postado numa rede social falando sobre a homossexualidade. Guardando o profundo respeito por toda e qualquer opinião pessoal, penso que não podemos para dar peso a nossas ideologias recorrer a falsos fundamentos espíritas para explicar o inexplicável. Assim sendo, busco aqui reproduzir alguns trechos do texto supracitado e refutar algumas das assertivas. Cuidamos de colocar os trechos do artigo em itálico para melhor identificação das idéias.

1-"  A homossexualidade faz parte da natureza e existe em todos os reinos. É uma manifestação natural e saudável da sexualidade humana, definida, na maioria das vezes, antes do nascimento, quando o espírito irá reencarnar. Contudo, pode também se manifestar na fase adolescente ou adulta de qualquer indivíduo, sem que isso seja um mal ou desvio, mas apenas mais uma forma da sexualidade ser exercida." Divaldo Franco nos esclarece de forma lúcida a respeito da visão do Espiritismo sobre a homossexualidade: “O Espiritismo, de forma alguma, é contra a estrutura homossexual do indivíduo, não estando de acordo, porém com a pederastia, ou seja, a entrega do homossexual aos hábitos e práticas perturbadoras, o que é muito diferente.”(...). Dessa forma temos a visão clara de que muito embora a homossexualidade seja vista de forma respeitosa por ser uma condição do espírito  naquele momento, a prática homossexual é contrária as Leis Naturais, portanto contrária aos princípios espirituais a que estamos todos fadados. Extraímos também valiosa orientação do benfeitor  Manoel Philomeno de Miranda (Espírito), em “Loucura e Obsessão”, F.E.B., 1988, Brasilia/DF, 2a. Ed., pág. 75, consigna o homossexualismo como provação, alertando que, “a persistência no desequilíbrio, remeterá o ser compulsoriamente à expiação, mutiladora ou alienante”.


2- "Deus não criou apenas o macho e a fêmea heterossexuais, criou também o homossexual, o bissexual, o assexuado, o hermafrodita, etc. Tudo é natural e nada está errado.
Os espíritos não se importam com o sexo que vão reencarnar, para eles o que importa são as experiências que, se bem aproveitadas, levarão ao progresso.
 Fomos buscar a sábia assertiva do mestre de Lyon: "Os sexos só existem no organismo; são necessários à reprodução dos seres materiais. Mas os espíritos, sendo criação de
Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão pela qual os sexos seriam inúteis no mundo espiritual. (Revista Espírita Janeiro de 1866- Allan Kardec). Vejamos que os sexos fazem parte da morfologia física. Essa visão de libertinagem de que tudo está certo é totalmente contrária aos conceitos de espiritualidade. Allan Kardec frisa que o sexos surgem para a reprodução. Não resta dúvidas de que a composição dos corpos é perfeita para que a espécie se possa reproduzir, oportunizando aos espíritos a reencarnação.



3- "Por isso, reencarnar como homem, mulher, homossexual, etc, é uma escolha do espírito que se baseia no passado, nas experiências que viveu e, principalmente, no que precisarão viver para dar mais um passo na escala evolutiva." 
Na questão 202 os imortais colocam a Allan Kardec que os espíritos não possuem sexo, todavia não frisam essa questão de opção sexual, falam de morfologia sexual apenas. Como avançar na escala evolutiva se agimos contrariamente  a morfologia de nosso corpo?  De forma evidente o progresso existe quando fugimos das práticas tentadoras que a reencarnação oferece. Vejamos o que leciona Eurípedes Kühl: "Contudo, existem casos, nos quais será útil ao Espírito renascer, compulsoriamente, em campo sexual oposto àquele em que esteja, por abusos e desregramentos. Aí, o nascimento de criaturas com inversão sexual cogita, na maioria dos casos, de lide expiatória. Isso acontece porque pessoas há que tiranizam o sexo oposto." Então nem sempre essa escolha morfológica se dá por opção do espírito reencarnante como fala o trecho do texto supracitado e na maioria das vezes se dá com o objetivo de reajuste e não de contrair novos débitos. Ainda nos esclarece o benfeitor de Chico Xavier das mazelas que levam o espírito a desenvolver a homossexualidade: “O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, em muitos casos é induzido a buscar nova posição, no renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo é impulsionada à reencarnação em corpo morfologicamente masculino, com idênticos fins." (Emmanuel)


4-"Os homossexuais atuais e que vão aumentar a cada dia, não terão mais características psicológicas femininas. Serão homens másculos gostando de homens. Por informação espiritual ficamos sabendo que esses homossexuais que agora estão renascendo são os antigos homossexuais da Grécia e Roma Antigas, lutadores, másculos, que chefiavam exércitos, mas eram gays.
Eles estão renascendo em massa agora com um objetivo: conter a explosão demográfica, pois a Terra necessita urgentemente diminuir sua população. Então a homossexualidade fará muito bem ao nosso planeta.Espero que alguns tenham entendido esse tema tão complexo.
O admirável doutor Jorge Andrea, em sua obra esclarecedora "Forcas Sexuais da Alma", editado pela FEB, assegura que o homossexualismo tem "conotação patológica" (capitulo IV, pág. 132, da 6a edição), nele identificando-se "indivíduos em distonias de variada ordem, que procuram atender aos sentidos com o parceiro do mesmo sexo, em praticas deformantes e desarmonizadas". Realmente a Grécia e Roma foram grandes capitais do passado da bi e da homossexualidade com exemplos característicos da maioria dos imperadores romanos que em seus desregramentos sexuais promoviam suas orgias fomentadas por paixões descabidas. Se acreditamos numa escala progressiva acreditar que esses espíritos retornarão à Terra ainda envolvidos nas mesmas opções sexuais contrárias ao corpo só poderá significar estagnação espiritual desses seres envolvidos no passado nessas tramas tão distantes. A homossexualidade fará muito bem ao planeta? Com relação a explosão demográfica da população lemos em O Livro dos Espíritos :

687. Indo sempre a população na progressão crescente que vemos, chegará tempo em que seja excessiva na Terra?

“Não, Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio. Ele coisa alguma inútil faz. O homem, que apenas vê um canto do quadro da Natureza, não pode julgar da harmonia do conjunto.” 
Recorre-se o texto a teoria Malthusina para explicar os benefícios das uniões homo afetivas, ou seja onde evite-se a procriação e se estabeleça determinados limites para a reencarnação no planeta. Com relação as uniões heterossexuais estabelecem os espíritos em“O Livro dos Espíritos”, na questão 696 resposta dos Espíritos: "(...) O casamento constitui um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se observa entre todos os povos, se bem que em condições diversas."
Ainda recorremos as instruções kardequianas que com maestria nos mostra em “O Céu e o Inferno”, 1a. Parte, Capítulo VII, item "A carne é fraca", lê-se: "(...) Hoje, está plenamente reconhecido pelos filósofos espiritualistas que os órgãos cerebrais correspondentes a diversas aptidões devem o seu desenvolvimento à atividade do espírito.
     Assim, esse desenvolvimento é um efeito e não uma causa. (...)
A carne só é fraca porque o espírito é fraco, o que inverte a questão deixando àquele a responsabilidade de todos os seus atos.
 A carne, destituída de pensamento e vontade, não pode prevalecer jamais sobre o espírito, que é o ser pensante e de vontade própria.
     O espírito é quem dá à carne as qualidades correspondentes ao seu instinto, tal como o artista que imprime à obra material o cunho do seu gênio. Libertado dos instintos da bestialidade, elabora um corpo que não é mais um tirano de sua aspiração, para espiritualidade do seu ser, e é quando o homem passa a comer para viver e não mais vive para comer. A responsabilidade moral dos atos da vida fica, portanto, intacta. (...)".


E para me espantar ainda foi colocada na matéria uma foto dos personagens Félix e Nico de uma novela global quase se beijando para ilustrar o texto que aqui reproduzo a imagem a título de informação. Para mim, parece mais uma influência noveleira que outra coisa. Que me perdoem a sinceridade, mas nesse modismo de direitos da população homossexual  não podemos lançar mão de determinados conceitos espíritas para tentar explicar as opiniões pessoais de cada um, num tema transversal com este que envolve muitas nuances. A família como modelo tradicional é a única forma eficaz de permitir a reencarnação de espíritos e o contrário, seria buscar derrogar as leis espirituais que regem a vida. Sem preconceito, mas não quero agradar a todos, contudo não poderia deixar de expor minha opinião pois creditar essa ideia de que a homossexualidade e as uniões dela derivadas farão muito bem ao planeta ecoa de forma estranha para mim como livre pensador e principalmente com espírita. Respeito sempre aos homossexuais! Mas não podemos lançar mãos de teorias em nome dos imortais e da doutrina para justificar essa ou aquela opinião ou opção pessoal. Apesar de ser um tema polêmico merece considerações afim de que não permitamos que um maior número de irmãos sejam influenciados de forma nociva, enquanto que os benfeitores amoráveis a todos nós orientam com segurança e amor.

Jefferson Leite





Nenhum comentário:

Postar um comentário