Depressão é um assunto um tanto sério, conheço pouco sobre o mesmo, mas dizem que depressão é “Doença de quem tem tempo". Realmente isso é verdadeiro, mas depende do ponto de vista que se vê. Ocupar o tempo, não é necessariamente ocupar a mente. E uma mente "vazia" abre espaço para a depressão. Porém, o destino é um tanto traiçoeiro, sempre esperamos algo, sempre apostando em alguma coisa, e quase sempre é o contrário que acontece, já a mente, ela é simplesmente "submissa" aos acontecimentos, apenas reage conforme a situação pede. Isso é muito comum, porém ainda temos o poder de controlá-la, pois sempre poderemos fazer escolhas. Se não pudermos escolher como acontecerá determinado fato, podemos pelo menos escolher como reagir a eles.
Em muitas ocasiões da vida, na minha vida, na sua vida. Nos encontramos em momentos de tristeza, angústia, solidão, mas como falei antes, ainda temos a opção de escolher e temos o poder de "desviar" nossa mente desses tipo de pensamentos que levam a depressão. São muitos os acontecimentos que nos deixam para baixo, as vezes parece até que é algum tipo de teste de resistência, mas temos muitos mais motivos para agradecermos, basta olharmos a volta e reconhece-los. Como fazer isso? Um pouco difícil, não? Principalmente quando o que nos chateia é algo que tanto queríamos, desejamos e não temos ou perdemos, já passei algumas vezes por isso, mas um aprendizado que levarei para o resto da minha vida, são essas frases que vou dizer agora, que foram ditas por uma pessoa muito admirada por mim (e por muitos), digo até que é meu ídolo. Quando estava eu em um momento de tristeza, estando a par do que me incomodava, ele me disse: Você não pode se deixar abalar por isso não, se determinada coisa não está com você, é porque não te merece, o que você tem a fazer é "Colocar a 10 nas costas, marcar um gol e correr para comemorar com a torcida". E completou dizendo... "Você é mais Você". As coisas vem e vão, você não pode se desanimar assim! O dia deste diálogo era uma tarde de domingo há alguns anos, estávamos dando umas voltas de carro (melhor forma para conversar, quando não se consegue dizer o que quer, rs.) e, aqueles conselhos mudou parcialmente minha vida, tanto que lembro deles até hoje.
Passado algum tempo, situações vão e vem, os altos e baixos, momentos maravilhosos e também muito difíceis passaram por minha vida e sempre consegui separar todos eles (ou quase todos) com muito entusiasmo, muita alegria, porque sempre andava com a "10" e sempre me achei "muito mais EU", não sou mais do que ninguém, na verdade ninguém é mais do que ninguém; mas tanto você, como eu, podemos ser muito mais do que nós mesmo, podemos nos superar cada vez mais. Até hoje agradeço aqueles conselhos.
Mas, como disse antes, o destino é traiçoeiro e num dado momento da vida, posso dizer que "fiquei sem chão", por motivos que prefiro não dizer aqui. Foi então aonde todo aquele entusiasmo foi embora, perdi a "10" que eu sempre carregava comigo, não me achava mais nada, muito menos "mais Eu". Foi quando eu comecei o tal "Ensaio sobre a depressão", e conversando com uma pessoa que admiro tanto quanto a anterior e também é meu ídolo (adoro conversar com as pessoas, rs.), disse à essa pessoa como estava e que achava que estava prestes a entrar numa depressão. Então essa pessoa me disse que são muitas as pessoas que tem depressão, porém umas mais e outras menos, algumas se entregam a depressão, outras resistem. Então essa pessoa me mostrou muitos motivos que eu tinha para ser feliz como amigos, familiares, um teto para morar, etc; e me olhou fundo nos olhos e sério me perguntou: "Você vai se permitir entrar em depressão?" Eu fiquei um tempo em silêncio pensando sobre tudo que acabara de ouvir, mas acabei respondendo com uma outra pergunta "Mas porque eu sofro tanto?". Confesso que logo depois de ter feito essa pergunta eu fiquei com um tanto de medo, mesmo porque a reação dessa pessoa foi um tanto assustadora para mim (rs), mas me disse o seguinte: "Sofrer? Você sabe o que é sofrer? Você já sofreu alguma vez na vida? Olhe bem a sua volta, olhe o mundo em que vivemos. Existem pessoas que matam sem piedade, pessoas que morrem inocentemente. Crianças sem pais, pessoas em situações que não podem sair, que é muito pior do que esta que você está passando. Como você ficaria se perdesse sua mãe? Aí sim você iria sofrer. Faça um exame de alto-consciência, preste atenção em todos os detalhes e diga se você sabe realmente o que é sofrer? Se você está sofrendo agora? Eu preciso de você forte, mora só você e sua mãe, se no dia de amanhã sua mãe precisar de ti, o que vai fazer? Vai dizer que está sofrendo e não pode ou não tem tempo para ajudar? Você precisa erguer a cabeça, se levantar, precisa estar firme quando vier uma situação realmente difícil".
De início todas essas palavras entraram em meu coração como uma faca afiada. Eu não sabia se chorava ou o que, mas consegui filtrar tudo que tinha ouvido e levar mais para o lado da compreensão. Então notei que, por mais dolorida que tenha sido as palavras, era a realidade que tava batendo na minha porta. E o que fazer diante da realidade? Correr? Jamais faça isso, apenas encare ela. Se você tem um problema, resolva-o, porque dar as costas ao problema ou adiar a solução para ele, não elimina o problema, ao contrário, faz com que ele aumente ainda mais. E se hoje já é difícil solucionar determinado problema com a dimensão que ele tem, imagine amanhã que ele estará ainda maior? Então, a hora de você encarar a realidade é Agora!
Há quem diga que Deus nos "testa", já eu penso um tanto diferente, na verdade somos nós mesmo que nos testamos, que testamos nossos limites. Sabemos de todos os riscos e mesmo assim arriscamos; e o resultado disso, não é um "teste" de Deus, e sim a consequência de nossos próprios atos. Exatamente, vamos sempre colher o que plantamos. Mas, indiferente do que colhermos, sempre poderemos escolher como reagir quando nos depararmos com os frutos, seja eles qual forem. As vezes não podemos escolher se "comemos a maçã ou a pera", mas desde o princípio podemos escolher se vamos ou não gostar do que iremos "comer" e após degustar da fruta (boa ou ruim), podemos ficar triste por não ser o que esperávamos; ou ficarmos felizes, por pior que tenha sido, por ainda termos a oportunidade de fazer uma nova plantação!
“As dores, de qualquer tipo, costuma ser péssima em nossas vidas. Mas quando há uma razão forte o bastante, há um caminho. O seu caminho”. O que muitas vezes precisamos é isso, um caminho certo, um objetivo traçado, uma meta para alcançar. Como falei antes, ocupar o tempo, não é ocupar a mente. Mas quando se tem um objetivo na vida, seja ele de crescer, evoluir, estudar, trabalhar, fazer algo simples ou algo grandioso, seja o que for, não permitimos nos desanimar. Quantos de nós não tem "aquilo" que ensaiamos fazer a muito tempo e nunca fazemos? Nunca sobra tempo, quando sobra ta com preguiça, adia uma vez, adia outra vez e nunca conseguimos terminar. Foque nisso, aquelas coisas pequenas que sempre deixa para trás, de objetivo a elas, ocupe sua mente em desenvolver aqueles projetos antigos que estão guardados na gaveta, faça o bem a alguém, você será recompensado.
Recentemente vi minha avó, que não via há quase 4 anos. A última vez que tinha visto, foi um tanto ruim, ela estava com seus 90 anos e nada bem de saúde, os médicos já até haviam desenganado a família. Há 1 semana tive o prazer e a oportunidade de vela novamente. Sim, aquela mesmo que a quase 4 anos atrás, que nem os médicos acreditavam em sua sobrevivência, está ainda viva e forte pela sua idade. Conversa muito pouco, não lembra de quase nada, mas ela ainda persiste, é um exemplo, nem de vida não é mais, mas de Sobrevivência, Persistência! E quantas pessoas de tão menos idade, tão menos problemas desistem da própria vida? Não se permita a isso, momentos difíceis virão sim, mesmo porque NEM TUDO É FÁCIL, mas não se permita ser vencido pelo desânimo, pela preguiça, muito menos pela depressão.
Então, agora pense consigo mesmo e responda francamente: Você vai se permitir ser derrotado? Porque “fracasso não é cair, fracasso é não levantar”. Quer um motivo, uma força para seguir em frente? "Uma pessoa que acredita, vale pela força de 99 outras, que apenas têm interesse". Acredite em você mesmo, acredite na vida e acima de tudo acredite em Deus, ele é o Deus do impossível, Deus que tudo pode.
Para finalizar, sempre que nos rodearmos de pensamentos negativos, coisas negativas irão acontecer, isso inclui a músicas “desanimadoras” ficar falando sempre em coisas cosias, por exemplo. Portanto, rodei-se de coisas boas, músicas que levam você para cima, ao invés de te jogarem para baixo, esteja com pessoas que querem estar com você, que gostam de você e que te dê forças para se levantar. Ocupe o seu tempo, mas ocupe com coisas boas e que ocupem sua mente. Leia um bom livro, ler é um ótimo exercício. E falando em exercício, pratique também! O único momento em que pensamos em nós mesmo é quando estamos nos exercitando. Agora, "coloque a 10 nas costas" e corra pro abraço, corra pra alegria, corra pra Felicidade, porque Você... é muito mais Você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário