segunda-feira, setembro 02, 2013

Caminho de reflexão






Lc. 23, 27-32

As leis de Deus estão inscritas na consciência. Jesus advertiu-nos sobre o futuro, futuro esse que hoje vemos sob a presidência da cibernética e da robótica, dos núcleos atômicos, da clonagem, do projeto genoma e de outras novidades oriundas do terceiro milênio. Para esta NOVA ERA que hoje presenciamos, foi necessário que se originasse um período transitório, no qual começamos a descobrir recursos a princípio misteriosos, mas que lograram sofisticação.
Para o percurso que hoje fazemos,  ensaiamos os primeiros passos na alquimia, que segundo alguns pesquisadores teria nascido no antigo Egito. A palavra alquimia se deriva do termo árabe alkimia, é uma menção ao solo negro resultante das cheias do rio Nilo. O primeiro comentário feito sobre a alquimia no mundo ocidental teria surgido com Plínio, o velho, o que nos indica que sua origem seja por volta do século II d. C. A alquimia em si, envolve astrologia, filosofia natural, teurgia e muitas outras ciências distintas.
Na atualidade vivemos o hálito fresco e iniciante do 3º milênio. A Baia de Monterey, na Califórnia (EUA) sofreu um vasculhamento por parte de biólogos, oceanógrafos e geólogos que buscaram descobrir mais sobre os sifonóforos (animais de corpos translúcidos e gelatinosos que exercem importante papel na cadeia alimentar do oceano, eles possuem múltiplas bocas e estômagos , muitos não possuem coração , cérebro, pulmões, olhos ou carcaça protetora) para tal fim, enviou-se à  Baia de Tiburon, veículo coordenado por um controle remoto, para coletar amostras do fundo do mar.

Em 1956, Frederick Reines e Clyde Cowan Jr descobriram e encontraram o neutrino, ou "pequeno nêutron". Nessa época cria-se que o neutrino não tivesse massa alguma , entretanto teorias mais recentes sugeriram que o neutrino poderia ter alguma massa. Diante de tais sugestões , surgiram enormes tanques de aço(detectores) instalados em profundezas no Canadá, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos. Foi necessário que o tempo se passasse para que em 15 de Junho de 1998 viesse a comprovação de que o neutrino tem massa, data da década de 1930 o primeiro estudo aprofundado acerca do neutrino.
Quando a dor nos envolve a alma, quando o frio nos cobre o SER, ou ainda se o "peso da cruz" aumenta, começamos a reflexionar e adentramos no estado interior do pensamento, onde a flutuação psíquica abre as portas de nossas mentes para a transformação moral do indivíduo. A  vida é a oportunidade segura que nos pede ofertar labuta e paz. Ao pé do dicionário , reflexão é: " o ato ou o efeito de refletir; meditação; ponderação; objeção (do latim reflexion). Como vemos, é preciso paralisar-se algumas vezes com o objetivo de pensar, ou melhor repensar a vida. Jesus nos ofertou a profecia de que a evolução lograria o ponto de trazer ao homem verdadeiras distorções da própria personalidade e castigar a consciência.
Alberto de Santos Dumont foi o mineiro de relevante contribuição para as venturas modernosas do  mundo atual . Formou-se em engenharia e logo após , partiu para a Europa  em busca de aperfeiçoamento de seus estudos, assim após ter conseguido um automóvel o estudou, o desmontou entendendo assim seu mecanismo e dessa forma surgiu sua primeira invenção, um balão denominado "Brasil". Logo após outros dois surgiram com a mesma nomenclatura, para então criar o "América". O tempo se foi cumprindo o percurso e Dumont sai de Saint-Cloud e faz o contorno da Torre Eiffel. Homem de espírito sublimado, ganhou com esse feito dez mil Fracos e os distribui com os pobres, mas é no ano de 1906 que ele brilha inegavelmente, compilando um aparelho mais pesado que o ar, feito de bambu e seda japonesa, entretanto em 1932 viu seu invento sendo usado para destruição da própria espécie, e assim sendo fez-se morrer em 13 de Julho de 1932.

A evolução bélica nos tem feito pensar que se estourasse a  terceira grande guerra iríamos viver o mais puro e tenebroso caos, já que a primeira fez milhares de vítimas e a segunda trouxe a destruição de Hiroshima e Nagasaki e um número terrível de mortos. Estamos hoje sendo prisioneiros de nossa própria liberdade, somos os agentes causadores da degradação dos valores morais. Somos as vítimas e os algozes de nossos próprios atos, por isso é que sofremos e devido a isso Jesus nos advertiu deste período que se iria instalar junto de nós. Temos usado as invenções e sofisticações em favor  da destruição de nossos semelhantes.
Sem sombra de dúvidas nos tem faltado paz neste mundo de barulhos ensurdecedores, se nossas vidas estão vazias e vazio está nosso coração, temos a oportunidade de fazer tudo diferente, pois rumamos para a plenitude fazendo bom uso dos benefícios que a modernidade nos oferece.

Jefferson Leite


Nenhum comentário:

Postar um comentário