quinta-feira, agosto 29, 2013

Comunhão de fé



Mt. 7, 7-11

Deus é soberanamente justo e bom. Sua perfeição está explícita em tudo quanto fez, seu designer é graficamente correto, sua combinação é facilmente notada; seu esplendor é acessível a mais dispersa das criaturas. Assim vemos também a perfeição divina ao atingir com bençãos , todos os seus herdeiros. Plutarco, eminente biógrafo nascido na Beócia em 46 da era cristã, se notabilizou por suas viagens ao Egito, à Ásia Menor e à Itália na qual ocupou o cargos sob os desígnios  do Imperador Antonino Adriano, disse certa feita que poderiam falar em cidades sem teatros, praças, espetáculos, muros e outros, mas que lugarejo algum faltaria a oração. Recorrendo ao dicionário, oração é: "súplica religiosa; prece; reza", isso na concepção religiosa. Já no ponto de vista gramatical refere-se a: "discurso; sermão mais ou menos solene" etc.
Se olharmos com olhos céticos veremos que Jesus nos fala que a oração é a porta libertadora de todos os males, entretanto vemos multidões que oram e continuam famintos, sem paz, solitários etc. Isto faz com que a fé vá se diluindo ao ponto de chegar em plena extinção,  devido a sermos criaturas em busca dos prazeres e gozos terrenos, devido  alguém nos ter ensinado erradamente, que há felicidade completa na Terra. A oração é o preventivo incomum que podemos operar em nós em favor da paz, entretanto a ação é neutra, pois que Jesus nos advertiu orar e vigiar. Vigiar é agir no bem para si e para outrem.

Hoje as universidades e centros de pesquisa comprovam que quem ora adoece menos e até vive mais. Orar é um hábito salutar praticado desde às margens do Ganges até os monumentais edifícios das megalópoles .
No ano de 79 de nossa era o Vesúvio era uma montanha aquietada, onde floresciam as cidades de Herculanum e Pompéia, sendo essa última o retiro imortal de Roma. Eis que, num belo Setembro, a tarde, surgem nuvens sobre a montanha e em pouco tempo o "gigante adormecido" espargia cinzas ardentes sobre vários ângulos geográficos. Nesse ínterim, as multidões apavoradas começavam a orar, eram homens e mulheres envolvidos pela névoa espessa da sexualidade transviada e que buscavam nas bacanais o seu encontro interior, naquele momento a consciência de culpa os fazia rever os agravos às leis divinas inscritas na consciência.
Quando os visigodos saquearam Roma, no ano 410 surge no povo romano o desespero comum a todos aqueles que se viam desprovidos de algum bem e surge junto a eles a oração.
O dominador de Córsega é promovido  general quando contava vinte e quatro anos e desde esse período se mostrou intensamente inteligente, e após planos supostamente invencíveis, chega a imperador dos franceses  em 1804, entretanto sua derrocada começa quando ele mobiliza o maior exército até então já visto e toma Moscou, mas seus víveres declinam e o inverno de 1812 mostra-se vultuosamente rigoroso. Como o imperador não estava acostumado a tal temperatura, seu exército debandou. Milhares de soldados pereceram de fome e frio durante a perseguição feita pela cavalaria de Cossacos, e então surge no bojo dos soldados do imperador, a oração.
Há momentos na vida em que nos vemos em situações as mais complexas e aparentemente impossíveis de serem resolvidas, nesses momentos, muitos temos recorrido a oração. Formam-se hoje grupos ecumênicos com um único objetivo: ORAR.

Francisco de Assis, Juana Inés de la Cruz e Tereza de Ávila chegavam a levitar quando em oração. Paramacham Yogananda se refere a esses fenômenos ocorridos durante a oração como siddhis. Dag Hammarskjold, secretário geral da ONU durante a Guerra Fria  entre Estados Unidos e União Soviética, confessou que só encontrou forças para se sobressair em seu cargo, na oração.
Os benefícios da prece ao somático são incontáveis, a quietação propiciada pela oração aumenta gradativamente. O cérebro diminui o ritmo e é predominante a influência das ondas alfa . O resultado exercido pelas orações sobre o organismo pelos sons da palavras utilizadas ou pelo poder da sugestão das idéias positivas, das utilizações a elas associadas , trazem paz ao espírito.
Como vemos, orar faz o ser externa e inteiramente liberto, esclarece fazendo-nos acoplar a mensagem fantástica do Cristo. Ao orar começamos a estimular a fé e assim fazer com que nossas mentes propiciem meios para o logro de nossas necessidades mais urgentes. Oremos sempre, oremos cada vez mais não nos esquecendo de que também precisamos agir sempre.

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário