quarta-feira, julho 17, 2013

Nas conquistas da vida



Assim como nos momentos difíceis temos de ter disciplina para os vencermos, nos momentos que julgamos mais felizes, precisamos igualmente de disciplina para crescermos como seres humanos. Quando entendemos ter conquistado algo é necessário até mesmo nas comemorações termos os devidos cuidados para não sermos soberbos com aqueles que parecemos ter vencido nessa ou noutra atividade . A soberba geralmente é responsável por quedas variadas e costuma "cegar" a pessoa, impedindo que se observe o quanto ainda temos para crescer. Lembro-me sempre de meu pai ensinando-me que quando se envaidece, a pessoa está próxima do fim de seu êxito.
Ninguém há de se tornar vaidoso porque foi elogiado, pois em verdade quando isso ocorre, a realidade é que a pessoa já era vaidosa por excelência. Controlar a emoção em uma vitória deve chegar ao bom senso para que não nos percamos nos devaneios das comemorações excessivas que costumam em muitos casos ser provocantes para com aqueles que parecem derrotados nas empreitadas que abraçamos. Nas competições desportivas, nas disputas por limitadas vagas, nos jogos afetivos, no desempenho nas tarefas do trabalho, onde formos deveremos manter o devido cuidado para não transformar as pessoas em inimigos, pois em verdade tudo é passageiro.


Na condição de vitoriosos hoje, ou derrotados amanhã todas os papéis devem ser desempenhados com o necessário respeito para que percebamos o quanto tudo deve ser visto como lição nesse educandário da vida. Logicamente todos que se inscrevem para disputar qualquer situação correm o risco de vencer ou perder e portanto devem estar preparados para as duas situações que a vida nos oferece como prêmios. Em alguma situações pode-se " ganhar perdendo" e nesse momento é que devemos refletir profundamente, pois nem sempre estamos preparados para conquistar. Alguém que não tenha se feito forte ante os embates da vida pode acabar sendo vítima de suas vitórias, carregando para si uma série de descontroles emocionais. Enquanto que o que perde pode extrair lições altamente positivas de suas quedas para alçar novos horizontes e se fazer UM VERDADEIRO VENCEDOR. 
Com o passar do tempo vamos experimentando vencer e até mesmo na melhor forma, minimizar os obstáculos na medida que esses vão aparecendo diante de nossos caminhos. A certeza de que novas oportunidades vão surgindo a cada instante não nos pode permitir o desânimo e a desistência se porventura nossos planos ainda não se realizaram, pois "a fruta só cai do pé quando está madura". Se a "sorte" bate em nossa porta trazendo-nos vitórias, saibamos abençoa-las sob as luzes da caridade, dividindo cada conquista com os irmãos que a Providência Divina nos confiou. Se por outro lado, aproveitemos a falta de êxito para refletir e sem demagogia nenhuma, chegarmos mesmo ao ponto de entender que se não vencemos hoje é porque situações melhores nos aguardam e tudo acontece para nos preparar para planejamentos maiores e melhores.

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário