quarta-feira, fevereiro 13, 2013

As forças sexuais como crescimento



"As forças sexuais bem dirigidas amparam as criações de ordem física, intelectual, sentimental e espiritual. As forças do sexo, desenvolvidas em todo o seu  estuário - da parte física à zona espiritual -, pelas permutas harmônicas renovam os campos do espírito e oferecem lampejos e impulsos para as grandes construções humanas." [...] 
Jorge Andréa dos Santos


O ser humano é produto de diversas forças que regem a vida, dentre elas as forças sexuais. A energia sexual além de estar presente nos animais, também se acha em toda a natureza, pois ela é força motriz que auxilia as engrenagens vibratórias na crosta terrestre. Confundida muitas vezes, a energia sexual é bem mais que o ato sexual propriamente dito, apesar de também estar nele. Nas primeiras etapas da vida humana na Terra, o ato de reprodução era visto como a barbárie e a mulher como objeto, em verdade em algumas sociedades ainda se continua pensando desse jeito. Visto como apenas satisfação do instinto, o sexo foi posteriormente comercializado, como ainda tem sido sem a observação devida dos compromissos que envolvem a coabitação, todavia essa energia bem direcionada é capaz de produzir frutos valiosos não somente no sentido de procriação, mas também como forma de evolução.
Quando a psicanálise evocou alguns pontos de conflitos internos sob a ótica da sexualidade, Freud foi altamente criticado, contudo hoje já se observa que boa parte dos traumas possuem origem nas energias sexuais mal trabalhadas. Os comportamentos desorganizados podem produzir efeitos muito nocivos à criatura humana. Na concepção de alívio de tensões, algumas pessoas "extravasam" no sexo, em verdade estão criando uma falsa terapia que pode caracterizar a dependência do ato sexual como se o mesmo atenuasse os momentos ruins pelos quais a pessoa atravessa. O sexo pode viciar e atualmente é um dos vícios que mais mata pelas doenças transmissíveis sexualmente. As estatísticas demonstram que aqueles que se viciam no sexo desregulado, são as principais possíveis vítimas dessas patologias transmissíveis. Por outro lado temos aqueles que se fecham e possuem dificuldade de relacionamento, pois se envergonham no tocante ao sexo com outrem. Pessoas que possuem a sexualidade mal resolvida evitam falar sobre o assunto, pois em verdade escondem em seu interior algum fato do passado que lhes cause receios íntimos. Visto como tabu, o ato sexual ainda não foi compreendido pela maioria dos habitantes do planeta, muito menos no que tange as forças sexuais que em verdade são característicos da alma e não do corpo. Um celibatário muito embora não mantenha relações sexuais com outra pessoa, não deixa de possuir essa força e muito menos de utilizá-la . A força sexual revertida pode ser utilizada na produção de arte, na criação e sublimação das idéias humanas, etc Se anteriormente alguém falasse sobre a procriação das flores, como força sexual, poderia ser ridicularizado, mas hoje já é possível compreender através deste conceito abrangente.
Graças a culposidade advinda do conto de Adão e Eva, a grande maioria de nós vê no sexo algo sujo e depreciativo, pois seríamos "filhos do pecado". Em verdade, somos filhos do amor de um homem e uma mulher e não há pecado nisso, não devendo nos preocuparmos com isso. Muito embora o ato sexual não seja maculado, ele é uma troca de energias e os excessos ocorridos é que podem macular essas trocas energéticas, fazendo com que o padrão vibracional seja rebaixado, voltando às origens do primarismo instintivo. Nos animais em algumas espécies vemos a fidelidade entre casais, contudo entre os homens seres racionais por excelência, ainda vemos traições pelo prazer do instinto no sexo e consequências que se arrastam por longo tempo causando traumatismos profundos na psiquê da criatura que se envolve nessas tramas da sexualidade.
Para nossa harmonia diante das forças sexuais, nos livremos da culpa e busquemos compreender que essa energia provém do Halo Divino com o objetivo de nosso crescimento moral e espiritual. Cuidemos da energia sexual, pois temos a capacidade de canalizar nossas forças sexuais para crescermos e caminharmos na direção da luz superior.


 Jefferson Leite        
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário