quinta-feira, fevereiro 28, 2013

10 profecias do fim do mundo que falharam


Hélio Pariz 


Profecia do fim do mundo com data marcada é um fenômeno assim meio sazonal. Mal uma é desmascarada como falsa, surge outra no seu lugar. 

É um caso cíclico de lendas e mitos divulgados por pessoas que se acham iluminadas, mas não aprendem com os erros dos "profetas" que lhes antecederam.

Na edição de 20 de maio de 2011, ainda sob o impacto do "fim do mundo" que o pastor norteamericano Harold Camping havia previsto exatamente para aquele dia, a revista Time publicou a sua lista das 10 mais famosas profecias apocalípticas que falharam.

Curiosamente, todas as profecias têm em comum o sentido de urgência. Aguarda-se o apocalipse para muito breve, e todos devem proceder com a rapidez desejada para tanto, e, cá entre nós, faz tempo que a sabedoria popular diz que a pressa é inimiga da perfeição.
Agora, diante da perspectiva de mais um dia do fim do mundo fracassado, no caso hoje, 21/12/12, nada melhor do que relembrar aquela matéria da Time, com as devidas adaptações:

1) Os milleritas

Eles tomaram esse nome em função de terem seguido o pastor William Miller, a quem a revista Time chama de "provavelmente o mais famoso falso profeta da história".

Miller começou a pregar o fim do mundo no começo da década de 1840, dizendo que Jesus retornaria à Terra e o planeta arderia em fogo em algum ponto entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844.

A mensagem de Miller foi amplamente divulgada e cerca de 100.000 seguidores seus venderam tudo o que tinham e foram para as montanhas esperar o fim predito.

Entretanto, quando o período anunciado passou em brancas nuvens, Miller disse que havia cometido um "equívoco" nos cálculos, e marcou a nova data do fim do mundo para 22 de outubro de 1844. Novo fiasco.

Esse dia passou para a história americana como o "Dia da Grande Decepção", mas boa parte dos seguidores de Miller se reagrupou alguns anos depois sob o comando de Ellen G. White, vindo a formar a igreja adventista do sétimo dia, que manteve o dia 22/10/1844 como a sua peculiar doutrina do "juízo investigativo", em que Cristo teria retornado aos céus, ao Santo dos Santos, para terminar sua obra de expiação dos pecados.

2) Harold Camping, 1994 e 2011

O pastor americano é reincidente na triste função de falso profeta. Em 1992 ele já havia previsto a segunda volta de Cristo e o fim do mundo para alguma data em meados de setembro de 1994.

Depois que sua "profecia" fracassou, Harold Camping disse que estava triste mas isso não o incomodava nem um pouco.

O segundo fracasso de 2011, entretanto, parece que convenceu o frustrado pastor futurólogo a aposentar sua bola de cristal.

3) A profecia maia

Hoje, 21 de dezembro de 2012, é exatamente o dia em que o calendário maia termina, segundo algumas fontes.

Entretanto, existe uma grande controvérsia sobre se o calendário maia foi corretamente interpretado, o que não impediu que muita gente entrasse em pânico com a simples possibilidade de que ele pudesse estar certo.

De qualquer maneira, livros foram escritos, filmes foram produzidos e - como sempre - muito dinheiro se ganhou com o pânico gerado pela previsão midiática.

Sinal de que, diante do fracasso do apocalipse maia, novas profecias virão em seguida, a fim de que alguns espertalhões continuem ganhando muita grana às custas dos incautos.

4) William Branham

Também conhecido como "Irmão Branham", o pastor pentecostal estava numa de suas pregações públicas em 28/12/1963 no Estado do Arizona (EUA), quando uma "linda e misteriosa nuvem" teria deslizado pelo deserto.

William Branham então subiu à montanha Sunset, onde, segundo alegou posteriormente, teria se encontrado com sete anjos que revelaram a ele o significado dos sete selos do livro do Apocalipse.

Alguns dias depois, já no Tabernáculo Branham de Jeffersonvile (Indiana), o pastor pregou sete sermões por sete noites, explicando o significado dos selos e das sete visões que ele teria recebido, concluindo que Jesus retornaria à Terra em 1977.

Não houve tempo, entretanto, para que Branham visse sua previsão dar com os burros n'água, já que ele morreu na noite de Natal de 1965, seis dias após um motorista bêbado ter colidido seu carro com o do pastor.

5) Os anabatistas de Munster

Nos conturbados anos que se seguiram à Reforma Protestante, surgiram não só as igrejas reformadas tradicionais que conhecemos hoje em dia, mas várias seitas milenaristas e apocalípticas que incomodaram profundamente os próprios reformadores.

Entre os anabatistas não estavam somente "pessoas que batizam de novo", como a raiz grega do nome evoca, mas anarquistas e revolucionários de todo tipo que pregavam um mundo sem ordem e hierarquias enquanto aguardavam - para muito breve - o retorno de Cristo.

Na década de 1530, milhares de camponeses alemães tomaram a cidade de Munster, e ali ficaram entrincheirados numa espécie de sociedade protocomunista medieval, dizendo que Munster era a Nova Jerusalém, na qual esperavam a segunda vida de Jesus.

Entre eles estava Jan Bockelson, um alfaiate de origem holandesa, que se declarou o "messias dos últimos dias", virou polígamo, emitiu moedas que profetizavam o apocalipse urgentemente vindouro e dominou cruelmente toda a população de Munster.

O fim veio para Bockelson em 1535, quando a cidade foi tomada e a população dizimada pelas forças dos príncipes alemães. O detalhe tétrico é que há quem diga que os testículos de Bockelson foram pregados no portão de entrada de Munster.

6) Agonia do planeta de Hal Lindsey

Hal Lindsey é um pastor e escritor americano, nascido em 1929, que ficou muito conhecido nos anos 1970 por seu livro best seller "The Late, Great Planet Earth", traduzido no Brasil por "A Agonia do Grande Planeta Terra", publicado no Brasil pela Ed. Mundo Cristão.

Lindsey foi um dos grandes expoentes do dispensacionalismo (corrente teológica que divide a história do mundo em "eras" ou "dispensações" dos desígnios de Deus), e no livro em questão, tomando como base sobretudo o retorno do povo judeu a Israel algumas décadas antes, predisse que o mundo terminaria em alguma data pouco antes de 31 de dezembro de 1988.

Na esteira das previsões de Hal Lindsey, Edgar Whisenant publicou em 1988 o livro "88 Reasons Why the Rapture Will Be in 1988" ("88 Razões pelas quais o Arrebatamento Acontecerá em 1988"), que (como todo bom "fim do mundo") vendeu pra caramba, 4.500.000 de cópias, deixando seu autor envergonhado pela falsa profecia, mas com uma gordíssima conta bancária para afogar suas lágrimas de crocodilo.

Aliás, esse é outro detalhe curioso. Porque esses "profetas" gostam tanto de ganhar dinheiro com livros, vídeos, conferências e afins, se não vão ter tempo de gastá-lo?
Os ensinos de Lindsey continuam populares até hoje, já que a famosa série "Left Behind" ("Deixados para Trás"), de Tim LaHaye e Jerry Jenkins, continua vendendo muito bem, obrigado, e não é nada mais nada menos do que a oferta das mesmas ideias requentadas da agonia do planeta Terra da década de 1970.

Não vai tardar muito, portanto, para reaparecer uma "profecia do fim do mundo" nesses mesmos moldes. Dá grana!

7) O "bug" do milênio

Os mais jovens não se lembrarão disso, mas a maioria recordará o furor que tomou conta do mundo por ocasião da virada do ano 1999 para o ano 2000.

O temor de uma catástrofe mundial se baseava no fato de que a imensa maioria dos computadores de então, por uma questão de economia de equipamento, havia previsto apenas duas casas para designar o ano na data (o famoso campo Y2K).

Desta maneira, quando 1999 virasse para 2000, o risco era que, naquela meia-noite específica, os computadores de bancos, empresas aéreas, fornecedoras de serviços públicos, etc., entendessem que o mundo havia voltado a 1900 e alastrassem o caos pelo planeta.

Associe a esse dado tecnológico ao ditado popular "até 2000 chegarás, de 2000 não passarás" (que de bíblico não tem nada), e - pronto! - a confusão está estabelecida.
Apesar de todo o pânico prévio gerado pelo bug do milênio, nenhum incidente cibernético de monta foi registrado nos primeiros dias do ano 2000. Outro grande logro que também vendeu pra caramba...

8) O Ramo Davidiano

Depois de uma infância pra lá de problemática e passagens pelas igrejas batista e adventista, David Koresh (nascido oficialmente como Vernon Wayne Howell) se juntou em 1981 à seita Ramo Davidiano, um grupo dissidente dos adventistas que se formou na década de 1950.

A seita davidiana era baseada em Waco, no Estado do Texas (EUA), num rancho que eles denominaram de Monte Carmelo. Não demorou muito, entretanto, para que Koresh decidisse alçar, digamos, voos próprios.

Em 1983, ele se autoproclamou profeta, e após uma sucessão de intrigas dentro da seita, que incluíram assassinatos de líderes concorrentes, Koresh convenceu vários seguidores a se juntarem a ele no rancho em Waco para aguardar o fim do mundo.

Só que o fim do mundo, lamentavelmente, veio na forma de um cerco das autoridades americanas, que durou 50 dias e exterminou da face da Terra dezenas de seguidores de Koresh, além dele próprio e alguns policiais.

9) Testemunhas de Jeová

A seita faz de tudo para que o mundo esqueça que seu fundador, Charles Taze Russell, havia previsto o "retorno invisível" de Jesus em 1874, que "prepararia" a sua Segunda Vinda em 1914.

O início da Primeira Guerra Mundial neste ano, fez com que Russell decretasse o "fim da era dos gentios", o que se confirmou, na verdade, como mais uma previsão furada.

Ele morreria em 1918,  deixando aos seus sucessores a difícil tarefa de explicar por que o fim não chegou no ano previsto.

A solução destes foi apontar 1914 como aquele retorno invisível de Jesus que fora previsto para 1874 (data que seria posteriormente varrida pra debaixo do tapete).

Afinal, a Primeira Guerra Mundial era um evento importante demais para não ser aproveitado como evidência, já que - bem ou mal - eles haviam previsto alguma coisa estranha para aquele ano.

Só que as previsões para o fim do mundo não parariam por aí. O segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia, Joseph Franklin Rutherford, faria ainda uma previsão para 1925, quando os profetas do Antigo Testamento seriam ressuscitados.

Para acomodá-los (fisicamente falando), ele construiu a casa conhecida como Beth Sarim ("Casa dos Príncipes"), e - já que felizmente ninguém viu Isaías e Jeremias andando por aí - depois de 1925 a "hospedaria profética" sem uso acabou se tornando sua própria residência, onde morreria em 1942.

Um novo fim do mundo seria ainda previsto para 1975. A Torre de Vigia alegava que a criação do homem completaria 6000 anos naquele ano específico. E como em uma semana cujos dias equivalem a 1000 anos (2ª Pedro 3:8), os próximos 1000 anos seriam uma espécie de "milênio sabático".

Mais uma vez a data passou em branco, e atualmente nenhuma testemunha de Jeová conhece tal previsão.

10) O incêndio londrino de 1666

O número 666, como a maioria das pessoas desconfia, tem um significado místico-cabalístico que transcende aquele registrado como "a marca da besta" no livro de Apocalipse (cap. 13, v. 18).

As pessoas até suspeitam que o número 666 tem alguma, digamos, "maldição embutida", embora nem sempre saibam exatamente a sua origem.

Imagine agora como se sentiam os europeus às vésperas do ano 1666, sobretudo no ano 1665, quando uma praga varreu 100.000 pessoas de Londres, matando 1/5 da população local à época.

Se já havia rumores de que o fim do mundo se aproximava, a praga só os reforçou, até que no dia 2 de setembro de 1666 um incêndio aparentemente inofensivo começou numa padaria da Pudding Lane e - rapidamente - se alastrou pela cidade, queimando 13.000 edifícios e dezenas de milhares de casas durante 3 dias do mais absoluto terror.

Apesar do pânico gerado (por motivos urgentes e reais, registre-se), quando o fogo baixou e as cinzas se assentaram, pouco menos de 10 pessoas morreram, e o fim do mundo foi adiado mais uma vez, exatamente como ocorre hoje, 21 de dezembro de 2012. 

Texto Retirado do site Genizah
Escrito em 21 de Dezembro de 2012


Renúncia do papa, meteoros, calendário maia, profecias: Será o fim do mundo?





Nesse momento diante da renúncia do Papa Bento XVI que ocorreu a pouco, das recentes citadas profecias do calendário Maia, dos meteoros que cruzaram o espaço recentemente, da profecia do Monge de Pádua, que aqui resolvemos transcrever com o único objetivo de trazer a informação sem o desejo de opinar por sua autenticidade ou algo parecido. Arnold de Wyon, um historiador beneditino, era também chamado de Monge de Pádua,suas profecias foram publicadas em Veneza no ano de 1527. A lista do Monge de Pádua é semelhante a das Profecias de São Malaquias. Aos últimos 20 Papas correspondem simples frases. 

Os últimos seis Papas da lista receberam as seguintes frases:
15-"Homem de grande humanidade que fala francês"
João XXIII (1958 a 1963)
Falava Francês e foi núncio apostólico em Paris. Foi conhecido como sendo um homem de grande humanidade.

 16-"A sombra do Anti-Cristo começará a obscurecer a Cidade Eterna"
Paulo VI (1963 a 1978)
O Papa Paulo VI disse em 1968 que "a fumaça de Satanás" tinha penetrado na Igreja por alguma fenda.

17 - "O pastor da laguna; seu reinado será tão rápido como a passagem de uma estrela cadente."
João Paulo I (1978)
João Paulo I faleceu 33 dias depois de sua eleição.

18 - "Virá de longe e manchará a pedra com seu sangue"
João Paulo II (1978 a 2005)
O Papa João Paulo II veio da Polônia. A mar parte dos Papas são italianos, por isso a frase diz que ele veio de longe. O atentado sofrido em 1981 manchou de sangue a Praça de São Pedro.

19 - "Semeador de paz e de esperança em um mundo que vive suas últimas esperanças"
Bento XVI (2005 a 2013)

20 - "Ele chegará a Roma de uma terra distante para encontrar tribulação e morte"
Desconhecido (2013 a ????).

As profecias atribuídas ao Monge de Pádua foram publicadas pela primeira vez em Veneza sob o título De magnis tribulationibus et Statu Ecclesiae. Sua publicação é, portanto, anterior à publicação da profecia de São Malaquias, encontrada no Vaticano. Assim, como a lista de Malaquias, a lista do Monge de Pádua associa poucas palavras a cada um dos Papas, mas é menor, possuindo apenas 20 nomes.
Quando avançamos com relação aos Maias, o que parecia ter sido superado com o NÃO fim do Mundo em 21/12/12, agora toma novo fôlego com os acontecimentos recentes e a divulgação que a mídia tem dado a essas questões, sob a alegação de que teria havido um erro nos cálculos.O Popol Vuh é um dos poucos livros que restaram da civilização maia. De acordo com este livro estivemos vivendo no quarto estágio da criação. Nas primeiras três criações os "deuses" falharam na criação, mas a quarta tentativa foi bem sucedida, mas esta fase terminaria ou terminará no começo do 13º b'ak'tun.
A criação anterior terminou em uma contagem longa de 12.19.19.17 .19. Um outro 12.19.19.17 .19 ocorreu em 20 de dezembro de 2012, seguido pelo começo do décimo quarto b' ak' tun, 13.0.0.0 .0, que seria  em 21 de dezembro de 2012.
Não se pode duvidar da capacidade astronômica deste povo que sem os instrumentos do século XVI da Europa conseguiram calcular um ano solar de 365,2420 dias. Mais exatos e pioneiros que os europeus. Entretanto as profecias dos maias podem ser interpretadas como uma nova era para a humanidade e não o seu extermínio, já que existem inscrições de previsões até para o ano de 4.772, sendo este somente um exemplo.Os primeiros indícios da civilização Maia ocorreram há 3.000 anos. Mesmo com uma economia predominantemente agrícola os mais são considerados os detentores da mais sofisticada e bela arte do Novo Mundo antigo. Além de construírem edificações notáveis como palácios, pirâmides, templos e observatórios astronômicos. Eles desenvolveram uma escrita hieroglífica, semelhante a usada no Egito. Na matemática possivelmente desenvolveram o conceito do "zero" séculos antes do Velho Mundo. Na astronomia mapearam as fases e cursos de diversos corpos celestes, especialmente da Lua e Vênus. O calendário Maia é considerado um dos mais precisos de todos os utilizados. 


O escritor Michael Rathford em seu livro O Código De Nostradamus: cita "A Terceira Guerra Mundial (2007-2012)", The Nostradamus Code: World War III (2007-2012) afirma que Nostradamus codificou suas previsões para escapar da fúria da Igreja. Esta opinião é compartilhada por muitos estudiosos do profeta francês. Numa concepção fria não poderíamos ter uma nova guerra mundial graças aos artefatos bélicos das grandes nações mundiais atualmente. Ora, vejamos que na visão pessimista e trágica alguns chegaram a levantar que até mesmo o sucesso do rapper coreano Psy seria uma das "trombetas do apocalipse". 

Vejamos o que se atribui ao profeta Nostradamus :

Da calma manhã, o fim virá
Quando o número de círculos
do cavalo dançante chegar a 9”.

 “Cavalo dançante” diz respeito ao trecho mais famoso da coreografia oficial da música, enquanto que os nove círculos seriam a marca e a ultrapassagem de 1 bilhão de visualizações do vídeo no YouTube, número que contém nove zeros ("círculos"). Além disso, apontam outra razão: o nome do país do cantor, a Coreia do Sul, significa “terra da calma manhã". 

Não nos podemos furtar o dever de analisar que hoje vivemos numa sociedade altamente tecnológica que possui um aparato de facilidades digitais e informatização da grande massa, isso nos dá sensação de que estamos vivendo o "FIM",. entretanto se observarmos melhor, os flagelos vividos hoje, tais como as transformações climáticas, as tsunami(s), os meteoros e tudo mais, só se torna maior pois a dimensão que fornecemos é muito maior num mundo globalizado onde antes que as coisas terminem de acontecer, todos já sabemos de tudo e vemos tudo em tempo real. Foi assim com as "torres gêmeas" onde o mundo inteiro observou a tragédia. Nos idos de 1500 quando o Brasil foi "descoberto" uma viagem da terra de "Vera Cruz" à Portugal demorava noventa dias e hoje se gasta menos de dez horas no mesmo trajeto. Quando da erupção do vulcão Vesúvio em 79, tendo sido uma das mais conhecidas e catastróficas erupções vulcânicas em toda a história da humanidade, as cidades de Pompeia e Herculano  foram  completamente destruídas. Calcula-se que para que essa informação chegasse a todo o mundo naquela época demorou cerca de um ano, O Vesúvio matou 16 mil pessoas. Em 1556 um tremor que atingiu a província de Shaanxi, na China, em 23 de Janeiro daquele mesmo ano,  matou 830 mil pessoas; em 1755 Lisboa e várias cidades litorâneas do país foram devastadas por um terremoto, seguido de um tsunami com ondas de mais de 6 metros. O tremor, de 8,7 pontos na escala Ritcher, deu ao marquês de Pombal a chance de reconstruir a capital portuguesa; no ano 1780 o Furacão de São Calixto, deixou 27 mil mortos em várias ilhas do Caribe. Ocorrido durante a guerra de independência dos Estados Unidos, afundou dezenas de navios ingleses e franceses posicionados na região. Como vemos sempre ocorreram e ocorrerão flagelos destruidores, no entanto a humanidade prossegue caminhando na busca do progresso, na época se existissem os mesmos recursos de hoje, provavelmente essas mortes coletivas seriam "sinais dos fins do tempo".

Abaixo transcrevemos um trecho científico que evoca a questão dos meteoros que recentemente cruzaram os céus do planeta Terra: 
Retirado do site Abril Notícias:

"O meteorito que caiu em território russo nesta sexta-feira (15) e deixou pelo menos 900 pessoas feridas tinha 10 toneladas antes de entrar na atmosfera terrestre. Ele estava a uma velocidade de 108.000 km/h, segundo a Roscosmos, Agência Espacial Russa.
Meteoritos são objetos compostos de rocha e metal que podem se desprender de corpos do sistema solar, viajar pelo espaço e cair na superfície terrestre. Muitas vezes, esses objetos celestes são tão pequenos que se desintegram quando entram na atmosfera terrestre. Portanto, incidentes como o da Rússia são raros.
"É provável que o meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo por causa do enorme calor gerado pela compressão do ar na frente do corpo celeste. Este fenômeno é conhecido como bólido ou explosão aérea. Nasa anunciou que um asteroide passará muito próximo da Terra no dia 15 de fevereiro. No entanto, não existe possibilidade do corpo celeste atingir o planeta.
O asteroide, batizado de 2012 DA14, tem 45 metros de largura e vai passar a uma distância de 27,7 mil quilômetros da Terra. Essa distância é menor do que a mantida por satélites de comunicação na órbita terrestre.
Se o 2012 DA14 estivesse em rota de colisão com a Terra, ele produziria um impacto equivalente a 2.5 megatons de TNT, ou seja, o mesmo efeito de uma bomba atômica. Por isso, os cientistas acreditam que o impacto seria capaz de destruir uma grande cidade como Londres.
Apesar dos possíveis efeitos e da proximidade, os cientistas explicam que não há motivos para ter medo. Isso porque os cálculos sobre o trajeto do asteroide foram feitos pela Nasa com precisão. Os pesquisadores afirmam que não existe nenhuma chance de o asteroide colidir com a Terra. O máximo que pode acontecer é um impacto da rocha com algum satélite ou veículo espacial.A previsão do vidente mais famoso e respeitado do mundo, o francês Michel de Notredame (Nostradamus), é de que o mundo acabe em 3797, segundo diversos intérpretes de sua obra. Mas a cada dia surgem, principalmente na Internet, novas datas para o fim da humanidade. Algumas baseadas em evidências científicas e outras em visões, avisos divinos e superstições.
Se mesmo no dia 07/07/07, um dia considerado apocalíptico, nada aconteceu e nem em 06/06/06, no chamado feriado da besta, a Terra deixou de existir, dificilmente iria deixar em 08/08/08, 09/09/09, 10/10/10, 11/11/11 e 12/12/12 ou qualquer outra data “cabalística”.
Em 2007  houve uma previsão feita pelo apresentador de televisão Pat Robertson, evangélico ex-candidato à presidência dos Estados Unidos. Dia 2/1/07, em seu programa Clube 700, no canal Christian Broadcasting Network, Robertson disse que Deus o alertou sobre um ataque terrorista que, em setembro deste ano, causaria muitas mortes.
Fim em 2014?
Para 2014, existem duas previsões de desastres que podem afetar parcial ou completamente a estrutura do planeta. Astrofísicos do Centro de Informação Britânico sobre Objetos Próximos da Terra descobriram que um asteróide poderá se chocar com a Terra no dia 21 de março de 2014.
O 2003 QQ47 seria dez vezes menor que o meteoro que, acredita-se, matou os dinossauros há 65 milhões de anos. Mas teria capacidade para devastar um continente inteiro. A chance de colisão é considerada pequena – de 1 para 909 mil. E especialistas acreditam que a possibilidade de choque pode diminuir quando forem feitas mais observações e cálculos precisos.
A outra previsão, mais alarmante, foi divulgada pelo tablóide norte-americano Weekly World News e, em seguida, pelo jornal mineiro O Tempo. A chamada Nuvem do Caos dissolveria o que encontra pela frente – cometas, asteróides, planetas e estrelas inteiras. E estaria vindo em direção à Terra. Sua chegada, estimada para 1º de junho de 2014, às 9h15, poderia acabar com nosso sistema solar.
Asteróide em 2102
Mais um asteróide pode colidir com a Terra em 4 de maio de 2102, causando uma destruição maciça no planeta, declarou em 2006 David Morrison, um especialista da Nasa (agência espacial americana). A probabilidade de impacto seria de uma em mil. O impacto do asteróide, que recebeu o nome de 2004 VD17, liberaria 10 mil megatons de energia, o equivalente à explosão de todas as armas nucleares existentes no planeta.
Com ou sem fatos científicos para embasamento, essas e todas as outras previsões que estão por vir podem falhar. Assim como muitas – a virada do ano 2000 é um exemplo – já falharam.


Sem desrespeito as profecias do passado,  as de hoje, ou ainda as milhares que virão de agora para frente quase que inata existe na concepção humana uma idéia pelo final. As previsões apocalípticas devem levar em conta o momento em que foram escritas, codificadas ou decodificadas. Que seria o mundo para alguém preso numa ilha em desterro? Que seria o fim do mundo para um religioso enclausurado em sua cela por anos? Num princípio de relatividade das informações é sempre necessário passar tudo pelo senso crítico, como vimos até um hit musical é motivo para "embasar" uma profecia de fim dos tempos. De forma inconsciente as alegorias vão tomando conta do imaginário mundial, gerando as lendas e as superstições com datas, símbolos e determinado culto ao trágico e a destruição do planeta. Muitas previsões do "velho mundo" falam das alterações de ciclos e não de fim dos tempos, mas de um novo tempo onde a harmonia reine e as pessoas esqueçam os rótulos se respeitando simplesmente por serem filhos de Deus e herdeiros do Cosmos. Para o pessimista tudo coopera para o mal, enquanto para os que buscarmos a verdade todas as coisas nos lembrarão do bem. Diante das mudanças mantenhamos o equilíbrio na certeza de que sem misticismo, estamos todos juntos transformando o planeta, num mundo de Regeneração. 

"O que a lagarta chama de fim do mundo, o mestre chama de borboleta."
Richard Bach


Jefferson Leite


Mulher japonesa de 114 anos é reconhecida como mais velha do mundo


"Uma mulher japonesa de 114 anos, que nasceu no mesmo ano em que o elemento químico rádio foi descoberto, foi reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes Guinness World Records na quarta-feira.

Misao Ookawa, filha de um comerciante de roupas, nasceu em 1898 e agora vive na cidade de Osaka. 

Ela recebeu um certificado reconhecendo seu status e disse que estava contente.
"Considerando tudo, é muito bom", ela disse a um grupo de pessoas no asilo onde vive.
Misao, que segundo a mídia japonesa nunca teve uma doença grave em sua vida, casou-se em 1919 e teve três filhos, quatro netos e seis bisnetos.
O prêmio veio como um presente de aniversário adiantado. Ela completará 115 anos na semana que vem, no dia 5 de março.

O Japão tem mais de 50.000 centenários, de acordo com dados do governo divulgados no ano passado, reforçando sua reputação pela longevidade. O homem mais velho do mundo também é japonês -Jiroemon Kimura, com 115 anos."


A longevidade associada a qualidade de vida é o grande sonho da maioria das pessoas que trafegam no planeta Terra, no entanto poucas pessoas cultuam hábitos saudáveis para atingirem a longevidade com qualidade de vida. Esses hábitos podem ser mentais, espirituais, físicos e geralmente se aplicam individualmente a cada pessoa, no entanto os japoneses se destacam nessa longevidade atualmente. Invariavelmente nesse momento, a sociedade está vivendo mais, o que nem sempre significa viver melhor. Viver muito pode se aplicar a uma vida vegetativa e enferma, enquanto que viver bem é o ato de estar bem consigo mesmo e com a realidade, não importando quanto tempo se vive. Quando pensamos em hábitos salutares, devemos ter em mente que são predisposições interiores de querer estar melhor, pois de nada valem esforços sem o principal, o desejo. Um sábio já nos havia  dito " Mens sana in corpore sano ", equivale assim dizer que para termos um bom estado físico é necessário que estejamos em paz com os recursos mentais que nos foram cedidos pela Divindade e na busca da melhora íntima de nós mesmos. Quando os problemas nascem no interior da criatura tendem a ser somatizados, transferindo-se para o organismo físico, em verdade é apenas o reflexo ou o efeito dos pensamentos tóxicos que envenenam e propiciam o desequilíbrio emocional. A reprodução dessas mazelas quase sempre se dá de  forma sutil e sem grande alarde.

Aliado a pensar mal, surgem em alguns casos uma vida sedentária, eivada  de má alimentação e acomodação perante as dificuldades do caminho. O receio da morte faz com que desejemos viver muito para fugirmos ao "grande encontro" que o fim da vida proporciona, contudo de nada adiantará postergar, uma vez que mais hoje, ou mais amanhã haveremos de nos deparar com a consciência e a análise do que fizemos ou o que deixamos de fazer. Devemos sim, procurar viver bem no sentido de termos a felicidade de viver, no sentido mais amplo da palavra que nos inspire a fugir das drogas e das substâncias tóxicas que possam macular o organismo físico. 
Inegavelmente a cultura oriental que busca o equilíbrio e a sustentação espiritual através de atos próprios de seu povo, isso acrescenta para a manutenção do corpo físico em conformidade com as questões mentais e dessa forma um quantitativo tão elevado de pessoas em idade avançada no Japão. A grande valoração da vida deve ser o quanto nos esforçamos para viver bem e fazendo o bem até o limite de nossas forças na certeza de que a luz não importa quanto dure, mas sim quantas pessoa ilumina.

"A alegria evita mil males e prolonga a vida."
William Shakespeare
Jefferson Leite

Resista A Necessidade de Criticar



Quando julgamos 
ou criticamos outra pessoa, 
não são os seus defeitos que 
estamos denunciando, 
mas o nosso
a nossa necessidade de 
sermos críticos.

Se você costuma ir a 
encontros e ouvir críticas 
que normalmente são 
levantadas em relação ao 
comportamento de outros, 
e depois vai para casa e 
pensa a respeito 
do bem que essa prática fará 
para a tentativa de tornarmos 
este mundo um lugar melhor, 
provavelmente chegará à mesma 
conclusão que eu: 
Zero ! Nenhum bem.

E não é só isso. 
A crítica não só não resolve nada, 
como contribui para a irritação 
e a desconfiança
em relação ao nosso mundo.

Afinal, 
ninguém de nós gosta 
de ser criticado. 
Nossa relação normal à 
crítica é nos tornarmos defensivos 
ou desencorajados.

Uma pessoa que se 
sinta atacada, 
normalmente tem duas reações: 
ou retrocederá, 
por medo ou vergonha, 
ou atacará e irromperá em raiva.

Quantas vezes você criticou 
alguém e ouviu a seguinte resposta: 
" Muito obrigado por apontar 
minhas falhas, 
eu realmente apreciei sua 
contribuição?"

A crítica, 
como xingamento, 
nada mais é que um 
péssimo hábito. 
É algo que nos acostumamos a fazer: 
somos íntimos da sensação. 
É algo que nos mantém
ocupados e nos fornece assunto 
para conversas.

Se, no entanto, 
você ocupar um minuto 
observando de como realmente 
se sente logo após 
criticar alguém, 
perceberá que fica um 
pouco abatido e envergonhado, 
um pouco como se fosse você 
a pessoa atacada.

O motivo dessa 
sensação é que ao criticarmos, 
fazemos uma declaração ao 
mundo e para nós 
mesmos: 
" Preciso ser crítico ".

Não é algo que tenhamos em 
orgulho em admitir.

A solução é perceber o momento 
em que estamos sendo críticos.

Perceba 
quantas vezes você 
costuma ser crítico e como 
se sente mal.

O que eu gosto 
de fazer é transformar 
tudo num jogo. 
Eu ainda me pego no 
ato de ser crítico, 
mas quando sinto 
o sentimento aflorando, 
tento me lembrar, 
dizendo 
"Aí vou eu , de novo ".

Por sorte, 
consigo transformar, 
na maior parte das vezes, 
minha crítica em 
tolerância.

TEXTO: Richard Carlson, Ph.D.

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Seres Humanos- por Roberto Carlos


É uma mensagem de otimismo e aceitação das criaturas que estamos rumando para evolução, independente de qual o nosso credo religioso ou filosófico. Nós estamos melhores e o mundo está melhor, apesar de sabermos que: "não somos  perfeitos... AINDA"

Jefferson Leite 



Um mês após tragédia, dia de homenagens em Santa Maria (RS) começa com "minuto de barulho"

Centenas de amigos e parentes de vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), se reuniram na manhã desta quarta-feira (27), dia em que a tragédia completa um mês, para fazer "um minuto de barulho".




A homenagem às vítimas começou às 8h com um buzinaço pelas ruas da cidade e uma longa salva de palmas que durou três minutos.




Em seguida, os familiares se abraçaram. O ato terminou com um Pai-Nosso coletivo sendo rezado no centro da praça.




No caso da tragédia de Santa Maria que completa um mês, muitas lágrimas  e ainda a atenção do país inteiro se volta para  tentar entender os motivos que levaram centenas de vidas físicas a serem ceifadas, na sua grande maioria jovens. As tragédias coletivas nos chamam atenção pela forma violenta que chegam, contudo representam uma necessidade perante as Leis Divinas inscritas na consciência humana. Muitas hipótese são levantadas para identificar os culpados pelo ocorrido, entretanto não podemos descartar o lado moral do fato, bem como a reflexão proporcionada em face do acontecido. Não por acaso essas pessoas se reuniram  naquele momento para juntas fazerem sua "volta para casa", logicamente amparadas pela Providência Divina que tudo coordena. Imaginemos quantas pessoas se encontraram ou reencontram por causa da tragédia; quantas relações mal resolvidas tomaram novos rumos depois do acontecido; vários corações foram sensibilizados e se uniram em torno dos corações dos entes e amigos das vítimas do incêndio.

A idéia de castigo deve ser logo descartada, pois Deus em verdade não castiga seus filhos dando-lhes a possibilidade de crescimento espiritual, aquilo que parece injustiça para com pessoas tão jovens com a vida toda pela frente, em verdade é a execução da Justiça Divina  cumprindo os designos superiores. Nos momentos de comoção e tragédia é que pensamos e nos colocamos no lugar das outras pessoas. No incêndio do edifício Joelma ocorrido em 1º de Fevereiro de 1974,  187 pessoas  perderam a vida física , não podemos negar que naquele momento também pesou o desejo de ajudar, de ser solidário, nesses fatos aparecem heróis anônimos que se arriscam em favor de pessoas até então desconhecidas.
Nesse momento que tantas pessoas refazem na mente as cenas trágicas de um mês atrás, nos unamos em prece em favor dos que de uma ou outra forma, forma atingidos pelo incêndio na boate Kiss e não nos esqueçamos que o pensamento rompe o espaço atingindo aqueles aos quais desejamos. Tenhamos a certeza de que esse "minuto de barulho" segue carregado de carinho e afeição por aqueles que se foram. Muitos meses virão e cabe a nós estarmos unidos rogando à Divina Providência o amparo continuado por todas as vítimas do incêndio na cidade de Santa Maria, bem como por todos os flagelos destruidores.

Jefferson Leite 






Profecia dos papas



Hoje o Papa Bento XVI participou do último encontro público com os fiéis na Praça de São Pedro antes da oficialização de sua renúncia.Listamos abaixo a relação dos papas segundo as profecias de São Malaquias, Arcebispo de Armagh, Irlanda,, no entanto como já dissemos no artigo intitulado  A renúncia de Bento XVI
Vale ressaltar que a relação é repleta de misticismo e como já dissemos o tempo em que foi recebida provavelmente prejudicou o entendimento de quem a recebeu. Apenas colocamos  aqui a título de reflexão sobre o tema para enriquecer os conhecimentos. Vale ressaltar que toda mudança implica receios e curiosidade.


Lista completa da Profecia dos Papas segundo São Malaquias:

• Ex Castro Tiberis - Do Castelo do Tibre - Papa Celestino II (1143-1144) - Guido di Castello • Inimicus Expulsus - Inimigos Expulsos - Papa Lúcio II (1144-1145) - Gherardo Caccianemici dell'Orso • De Magnitudine Montis - Procedente de Montemagno - Beato Eugênio III, O.Cist. (1145-1153) - Bernardo Pignatelli • Abbas Suburranus - O Abade de Suburra - Papa Anastácio IV (1153-1154) - Conrado Suburra • De Rure Albo - De um Campo Branco - Papa Adriano IV, O.S.A. (1154-1159) - Nicholas Breakspear •Ex Tetro Carcere - De um Horrível Cárcere - Antipapa Vítor IV, antipapa (1159-1164) - Ottaviano de Monticello • Via Transtibertina - Via Mais Além do Tibre - Antipapa Pascoal III, antipapa (1164-1168) - Guido da Crema • De Pannonia Tusciae - Da Hungria a Toscana - Antipapa Calisto III, antipapa - Jean de Struma • Ex Ansere Custode - Da Guarda do Ganso - Papa Alexandre III (1159-1181) - Rolando Bandinelli • Lux in Ostio - A Luz em Óstia - Papa Lúcio III,´O.Cist. (1181-1185) - Ubaldo Allucingoli • Sus in Cribo - O Porco na Peneira - Papa Urbano III (1185-1187) - Uberto Crivelli • Ensis Laurentii - A Espada de Lourenço - Papa Gregório VIII, O.S.B. (1187) - Alberto de Morra • De Scholia Exiet - Saído de Uma Escola - Papa Clemente III (1187-1191) - Paolo Scolari • De Rure Bovensi - Do Campo dos Bois - Papa Celestino III (1191-1198) - Giacinto Orsini • Comes Signatus - O Conde Assinalado - Papa Inocêncio III (1198-1216) - Giovanni Lotario, Conde de Segni •Canonicus Ex Latere - Canônico do Ladrilho - Papa Honório III (1216-1227) - Cencio Savelli • Avis Ostiensis - A Ave de Óstia - Papa Gregório IX (1227-1241) - Ugolino, Conde de Segni • Leo Sabinus - O Leão Sabino - Papa Celestino IV, O.S.B. (1241) - GodogredoCastiglioni• Comes Laurentius - O Conde de São Lourenço - Papa Inocêncio IV (1243-1254) - Sinibaldo, Conde de Fieschi •Signum Ostiense - O Signo de Óstia - Papa Alexandre IV (1254-1261) - Rinaldo, Conde de Segni • Jerusalem Campaniae - Jerusalém Campânia - Papa Urbano IV (1261-1264) -JacquesPantaléon • Draco Depressus - O Dragão Arruinado - Papa Clemente IV (1265-1268) - Guy Le Gros Folques •Anguineus Vir - O Homem da Serpente - Beato Gregório X, O.Cist. (1271-1276) - Teobaldi Visconti • Concionator Gallus - O Pregador Francês - Santo Inocêncio V, O.P. (1276) - Pierre de Tarentaise • Bonus Comes - O Bom Conde - Papa Adriano V (1276) - Ottobono, Conde de Frieschi• Piscator Tuscus - O Pescador Toscano - Papa João XXI (1276-1277) - Pedro Julião • Rosa Composita - A Rosa Dissimulada - Papa Nicolau III, O.S.B. (1277-1280) - Giovanni Gaetano Orsini o Ex Telonio Liliacei Martini - Do Tesoureiro de Martinho dos Lírios Martinho IV (1281-1285) - Simon de Brion • Ex Rosa Leonina - Da Rosa Leonina - Papa Honório IV (1285-1287) - Giacomo Savelli• Picus Inter Escas - O Pássaro Entre os Alimentos - Papa Nicolau IV, O.F.M. (1288-1292) - Girolamo Masci• Eremo Celsus - Elevado da Solidão - São Celestino V, O.S.B. (1294) - Pietro da Morrone • Ex Undarum Benedictione - Das Ondas do Benedito - Papa Bonifácio VIII (1294-1303) - Benedetto Caetani • Concionator Patareus - O Pregador de Patara - Beato Bento XI, O.P. (1303-1304) - Niccolò Boccasini • De Faciis Aquitanicis - Das Faixas da Aquitânia - Papa Clemente V (1305-1314) - Bertrand de Got• De Sutore Osseo - Do Sapateiro de Ossa - Papa João XXII (1316-1334) - Jacques Duèse• Corvus Schismaticus - O Corvo Cismático - Nicolau V, antipapa (1328-1330) - Pietro Rainalducci • Abbas Frigidus - Abade Frio - Papa Bento XII, O.Cist. (1334-1342) - Jacques Fournier• Ex Rosa Atrebatensi - Da Rosa dos Atrébates - Papa Clemente VI, O.S.B. (1342-1352) - Pierre Roger•De Montibus Pammachii - O Lutador dos Montes - Papa Inocêncio VI (1352-1362) - Étienne Aubert• Gallus Vicecomes - O Visconde Francês - Papa Urbano V, O.S.B. (1362-1370) - Guillaume de Grimoard• Novus de Virgine Forti - Forte da Virgem Nova - Papa Gregório XI (1370-1378) - Pierre Roger de Beaufort• De Inferno Pregnani - Do Inferno de Prignano - Papa Urbano VI (1378-1389) - Bartolomeo Prignano• De Cruce Apostolica - Da Cruz Apostólica - Clemente VII, antipapa (1378-1394) - Robert de Genève• Cubus de Mixtione - Cubos Sujeitos à Mistura - Papa Bonifácio IX (1389-1404) - Pietro Tomacelli • Luna Cosmedina - A Lua Cosmedina - Bento XIII, antipapa (1394-1423) - Pedro de Luna• De Miliore Sidere - De Uma Estrela Melhor - Inocêncio VII (1404-1406) - Cosimo Migliorati• Nauta de Pontenigro - Marinheiro da Ponte Negra - Gregório XII (1406-1415) - Angelo Correr• Flagellum Solis - O Flagelo do Sol - Alexandre V, O.F.M., antipapa (1409-1410) - Pietro de Candia • Cervus Sirenae - O Cervo da Sereia - João XXIII, antipapa (1410-1414) - Baldassare Cossa• Corona Veli Aurei - A Coroa do Véu de Ouro - Papa Martinho V (1417-1431) - Oddone Colonna • Schisma Barcinonicum - O Cisma de Barcelona - Clemente VIII, antipapa Gil Muñoz • Lupa Caelestina - A Loba Celestina - Papa Eugênio IV, O.S.A. (1431-1447) -GabrieleCondulmer• Amator Crucis - O Amante da Cruz - Félix V, antipapa (1439-1449) - Amadeu VIII de Savóia• De Modicitate Lunae - Da Pequenez da Lua - Papa Nicolau V, O.P. (1447-1455) - Tommaso Parentucelli• Bos Pascens - O Boi que Pasta - Papa Calisto III (1455-1458) - Alfonso Bórgia• De Capra et Albergo - De Cabra e Albergue - Papa Pio II (1458-1464) - Enea Silvio Piccolomini• De Cervo et Leone - Do Cervo e do Leão - Papa Paulo II (1464-1471) - Pietro Barbo• Piscator Minorita - O Pescador Menor - Papa Sisto IV, O.F.M. (1471-1484) - Francesco della Rovere•Praecursor Siciliae - O Precursor da Sicília - Papa Inocêncio VIII (1484-1492) - Giovanni Battista Cibò• Bos Albanus in Portu - Boi de Albano no Porto - Papa Alexandre VI (1492-1503) - Rodrigo de Bórgia• De Parvo Homine - Do Homem Pequeno - Papa Pio III (1503) - Francesco Todeschini• Fructus Jovis Juvabit - O Fruto de Júpiter Comprazerá - Papa Júlio II, O.F.M. (1503-1513) - Giuliano della Rovere• De Craticula Politiana - A Grelha de Poliziano - Papa Leão X (1513-1521) - Giovanni de Medici• Leo Florentius - O Leão de Florença - Papa Adriano VI (1522-1523) - Adriaan Florensz Boeyens•Flos Pilae Aegrae - A Flor das Colunas Vacilantes - Papa Clemente VII (1523-1534) - Giulio de Medici • Hyacinthus Medicorum - O Jacinto dos Médicos - Papa Paulo III (1534-1549) - Alessandro Farnese • De Corona Montana - Da Coroa do Monte - Papa Júlio III (1550-1555) - Giovanni Maria Ciocchi del Monte • Frumentum Floccidum - O Trigo Insignificante - Papa Marcelo II (1555) - Marcello Cervini •De Fide Petri - Da Fé de Pedro - Papa Paulo IV (1555-1559) - Gian Pietro Carafa• Aesculapii Pharmacum - O Remédio de Esculápio - Papa Pio IV (1559-1565) - Giovanni Angelo de Medici• Angelus Nemorosus - O Anjo de Bosco - São Pio V, O.P. (1566-1572) - Antonio Ghislieri• Medium Corpus Pilarum - O Corpo no Meio das Esferas - Papa Gregório XIII (1572-1585) - Ugo Boncompagni • Axis in Meditate Signi - O Eixo no Meio do Emblema - Papa Sisto V, O.F.M. Conv. (1585-1590) - Felice Peretti • De Rore Coeli - Do Orvalho do Céu - Papa Urbano VII (1590) - Giambattista Castagna• De Antiquitate Urbis - Da Cidade Antiga - Papa Gregório XIV (1590-1591) - Niccolò Sfondrato • Pia Civitas in Bello - Cidade Piedosa na Guerra - Inocêncio IX (1591) - Giovanni Antonio Facchinetti • Crux Romulea - A Cruz Romana - Papa Clemente VIII (1592-1605) - Ippolito Aldobrandini •Undosus Vir - O Homem Agitado - Papa Leão XI (1605) - Alessandro Ottaviano de Medici • Gens Perversa - Gente Perversa - Papa Paulo V (1605-1621) - Camillo Borghese • In Tribulatione Pacis - Na Tribulação da Paz - Papa Gregório XV (1621-1623) - Alessandro Ludovisi •Lilium et Rosa - O Lírio e a Rosa - Papa Urbano VIII (1623-1644) - Maffeo Barberini • Jucunditas Crucis - A Exaltação da Cruz - Papa Inocêncio X (1644-1655) - Gian Battista Pamphili •Montium Custos - O Guardião dos Montes - Papa Alexandre VII (1655-1667) - Fabio Chigi• Sidus Olorum - A Estrela dos Cisnes - Papa Clemente IX (1667-1669) - Giuglio Rospigliosi • De Flumine Magno - Do Grande Rio - Papa Clemente X (1670-1676) - Emilio Altieri • Bellua Insatiabilis - A Besta Insaciável - Beato Inocêncio XI (1676-1689) - BenedettoOdescalchi • Poenitentia Gloriosa - A Penitência Gloriosa - Papa Alexandre VIII (1689-1691) - Pietro Ottoboni• Rastrum in Porta - O Rastro na Porta - Inocêncio XII (1691-1700) - Antonio Pignatelli • Flores Circumdati - Flores em Círculo - Clemente XI (1700-1721) - Giovanni Francesco Albani • De Bona Religione - De Boa Religião - Inocêncio XIII (1721-1724) - Michelangelo Conti • Miles in Bello - O Soldado no Combate - Bento XIII, O.P. (1724 - 1730) - Piertro Francesco Orsini • Columna Excelsa - A Coluna Elevada - Papa Clemente XII (1730-1740) - Lorenzo Corsini • Animal Rurale - O Animal dos Campos - Bento XIV (1740-1758) - Prospero Lambertini •Rosa Umbriae - A Rosa das Sombras - Papa Clemente XIII (1758-1769) - Carlo Rezzonico• Ursus Velox - O Urso Veloz - Papa Clemente XIV, O.F.M. Conv. (1769-1774) - Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli •Peregrinus Apostolicus - O Peregrino Apostólico - Papa Pio VI (1775-1799) - Giovanni Angelo Braschi • Aquila Rapax - A Águia Arrebatadora - Papa Pio VII, O.S.B. (1800-1823) - Gregorio Barnaba, Conde de Chiaramonti • Canis et Coluber - O Cão e a Serpente - Papa Leão XII (1823-1829) - Annibale Sermattei della Genga • Vir Religiosus - O Varão Religioso - Papa Pio VIII (1829-1830) - Francesco Saverio, Conde de Castiglioni• De Balneis Etruriae - De Balnes, Etrúria Papa Gregório XVI, O.S.B. Cam. (1831-1846) - Bartolomeo Alberto Cappellari • Crux de Cruce - A Cruz da Cruz - Beato Pio IX, T.O.R. (1846-1878) - Giovanni Maria Mastai Ferretti • Lumen in Caelo - A Estrela no Céu - Papa Leão XIII (1878-1903) - Leão XIII - Vincenzo Gioacchino Pecci • Ignis Ardens - O Fogo Ardente - Papa Pio X (1903-1914) - Giuseppe Sarto • Religio Depopulata - A Religião Despovoada Papa Bento XV (1914-1922) - Giacomo della Chiesa • Fides Intrepida - A Fé Intrépida - Papa Pio XI (1922 -1939) - Achille Ratti •Pastor Angelicus - O Pastor Angélico - Papa Pio XII (1939-1958) - Eugenio Paccelli •Pastor et Nauta - Pastor e Navegante - Beato João XXIII, T.O.R. (1958-1963) - Angelo Giuseppe Roncalli• Flos Florum - A Flor das Flores - Papa Paulo VI (1963-1978) - Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini• De Medietate Lunae - Da Lua de Neutralidade - Papa João Paulo I (1978) - Albino Luciani• De Labore Solis - Do Trabalho do Sol - Papa João Paulo II (1978-2005) - Karol Jozef Wojtyla• De Gloria Olivae - Da Glória da Oliveira - Papa Bento XVI (2005-2013) Joseph Alois Ratzinger• Petrus Romanus - Pedro Romano - ?



Jefferson Leite





terça-feira, fevereiro 26, 2013

O jogador Fred X Izabela Araújo: o comportamento dos brasileiros







Nesses últimos dias um vídeo do jogador Fred beijando uma estudante de radiologia de 23 anos, de nome Izabela Araújo no meio da Avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte MG ganhou enorme repercussão. O fato é que muitos constrangimentos recaíram sobre o esportista, a estudante e seus namorado Marcos que depois de assistir ao vídeo relevou o beijo e está bem com a namorada. Quando percebeu que a moça era comprometida o jogador chegou a dizer aos amigos:"Apaga o vídeo que ela namora". Segundo seu advogado constituído, dr. Marcos Padilha, Izabela pode vir a mover ação em face de Fred pela exposição que tem sofrido na mídia, além desse transtorno o jogador ainda pode perder 17 pontos em sua carteira de habilitação pelo que reza o Código de Trânsito. Diante da repercussão dos acontecimentos, Fred se mostrou desconcertado com o fato, tanto que numa entrevista coletiva concedida no último dia 19 afirmou:
"Claro que achei desnecessário e irresponsável por quem postou o vídeo na internet. Acabou expondo eu e a garota. Todos temos família, mas foi atípico".

Lembro-me de um amigo que costuma dizer: "Um carro é um homem e meio". Não podemos negar por um atavismo psicológico que o brasileiro cultue tanto o carro como se fizesse dele uma extensão de sua própria casa, em alguns casos o automóvel está ligado a status, poder e até mesmo sensualidade. Em países mais desenvolvidos as pessoas se ocupam mais em viajar, conhecer novos lugares, ampliar sua cultura e acabam utilizando mais os transportes coletivos. Na Europa por exemplo, os cidadãos viajam de trem, andam de ônibus e metrô por todos os lados, enquanto o sonho do brasileiro é chegar aos dezoito anos e conseguir um carro. Basta observarmos nossos jovens em suas "baladas" tentando "conquistar " pelos seus carros ou pelo som dos mesmos, ou no mínimo com uma moto 150cc, alguns mais atirados dizem que para fazer sucesso não precisa nem ter carro próprio, é só pegar emprestado e "tirar aquela onda" e ainda afirmam que não precisa ter dinheiro no bolso, só não pode estar a pé. Chamam as jovens moças interessadas em carros de "Maria Gasolina" termo surgido na década de 80 no Brasil. Sem sombra de dúvidas na arte da conquista muitas ferramentas são utilizadas tanto pelo homem, como pela mulher, são os jogos da sedução, contudo atribuir resultados a um veículo é transferência de insegurança. 

O homem que pensa aumentar seu status  interessante pelo veículo, na realidade está tentando agradar pelo carro e se aceitando incompetente e sem carisma para agradar por si só. Alguns homens cultuam tanto seus carros que lavam sempre, acariciam, perfumam e não os colocam em estradas de chão, poeira ou barro, no entanto não conservam a mesma higiene mental e psicológica consigo e em seus relacionamentos, sem se darem conta substituem a atenção que deveria ser dada a quem lhes ama, mas acabam sem tempo pois gastam a maior parte, cuidando do carro. De outro lado a mulher passa a ser vista como uma presa a ser seduzida pelo carro mais bonito, caro ou potente. Atualmente muitas músicas de determinado gênero colocam a mulher como objeto a ser alcançado pelo carro, o que nem de longe corresponde a grande maioria. Assim como a bebida é encorajador para o tímido, o carro faz com que alguns indivíduos fiquem corajosos, daí meu amigo dizer a frase citada acima.


Esse arquétipo de conquistador tem característica próprias quando entra no carro quais sejam: abre-se bem os vidros do carro, liga o som bem alto, coloca o braço esquerdo para fora do veículo, anda-se bem devagar pelas ruas ,se possível usa óculos espelhado...qualquer semelhança, é pura coincidência. Alguns homens sofrem mutação de comportamento quando adquirem um veículo, ou trocam por um melhor e geralmente acabam também trocando a namorada, a noiva ou a esposa. A humildade de antes vai cedendo lugar a uma vaidade excessiva, porém silenciosa e sua parceira já não mais reconhece o amado de algum tempo antes, costuma resultar em infidelidade e  separação. Sendo a mulher por natureza educadora do homem, ela percebe o que ele está tão cego que não consegue visualizar e daí a importância de terapia preventiva, lembro-me de quando era criança ouvir uma senhora da mais alta sociedade cansada das traições do esposo afirmar a meu pai: "Eu daria tudo para que nós fossemos pobres de novo "Seu Dedé", naquela época eu e fulano, eramos felizes".

Os transportes constituem forma de progresso na vida na Terra, reduzindo as distâncias e facilitando a locomoção, mas é necessário vigiar para afirmarmos a todo  bem material que nós os devemos escravizar, porém nunca sermos escravos deles. Não pode constituir ilicitude usufruir daquilo que o trabalho nos possibilite, entretanto o desregramento costuma trazer consequências desnecessárias e trágicas para a criatura humana. Busquemos tentar fazer a diferença enquanto é tempo na certeza de que é preciso se autoconhecer e fugir das aventuras que tantos traumas e situações embaraçosas podem trazer para os envolvidos nelas.   


"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais."
Charles Chapli


Jefferson Leite