Quando Darwin nos ofereceu a Teoria do Evolucionismo, a humanidade se chocou, pois nas academias científicas caia por terra o mito de Adão e Eva. Hoje contudo mais conscientes de nosso papel no Universo, a criatura humana ainda depara-se com o desafio de continuar a evoluir. Originários de organismos unicelulares, nossa espécie conquistou a forma física mais adequada para a sobrevivência no planeta azul, todavia estamos diante da necessidade urgente de buscarmos a capacidade para evoluir.
Sabemos que o homem não é estacionário no sentido de aceitar tudo o que a "sorte" lhe reservou. Nos campos do sentimento, profissional, educacional, espiritual ou onde quer que seja, lá está o ser humano tentando viver melhor do que hoje está. Graças a uma consciência de culpa que as religiões forçaram que aceitássemos, é comum vermos pessoas que acham "pecado" evoluir e acabam aceitando o fracasso e o insucesso, dizendo: "foi a vontade de Deus". A psicologia moderna avalia duas orações que são chave para alcançarmos êxito no que viermos a realizar: "Eu quero". "Eu posso".
Quando alguém inseguro fica em dúvida se consegue ou não desempenhar uma função, alega que não pode. Na realidade o que seu subconsciente diz é que não quer, querer crescer e não aceitar as dificuldades como estação final do caminho é fundamental.
Albert Einstein foi considerado um péssimo aluno; Thomas Edson deixou a escola aos oito anos pois não conseguia se destacar; Charlie Chaplin foi considerado pela crítica da época um fiasco; Os Beatles tiveram sua derrota garantida pelos entendidos de música quando começaram. Imagine se cada um deles parasse no meio do caminho, justificando dificuldade...
Lemos em "A caminho da Luz" as sábias palavras: "Criadores do próprio destino, temos em nós o que fazemos de nós". Por mais difícil esteja a caminhada a certeza da chegada nos fará dar mais um passo a frente, pois estamos mais perto do fim, ou melhor, do sucesso.
Essa história de ficar aguardando feito cobra a hora certa de "dar o bote" já não funciona num mundo globalizado, onde a competitividade é tão grande que dá a sensação de que o talento diminuiu. É preciso ter metas para o progresso que no caso é o objetivo comum da criatura humana, todavia também é necessário estar preparado para a evolução, pois toda mudança causa alguns transtornos quando não se está preparado.
Tenha em mente sua capacidade de evoluir. É preciso que você tenha certeza que tem dentro de si uma força criadora capaz de proporcionar os meios para o seu crescimento. Não aceite críticas destrutivas, faça delas apenas um sinal de que você está indo bem, afinal: " ninguém joga pedras em árvores que não dão frutos". Avance sempre, mas sem a cobrança de que tem que ser rápido, pois tudo ocorre de forma sutil obedecendo as próprias leis da evolução.
Inove suas atitudes. Não realize tudo de forma mecânica e decorada, pois sua criatividade, intuitividade e sensibilidade são faculdades que precisam ser trabalhadas e educadas. Quebre os protocolos quando for possível e verá que de forma espontânea você se sairá melhor. Os grandes gênios de qualquer área, na realidade são pessoas esforçadas que descobrem-se capazes de fazer tudo o que era fácil, mas que ninguém até então tinha feito. Por isso faça tudo e continue a evoluir.
"Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário". (Ulysses Guimarães)
Jefferson Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário