segunda-feira, janeiro 21, 2013

A TERCEIRA IDADE NOS DIAS DE HOJE



Passeio em fazenda histórica na zona rural de Itaperuna

Podemos afirmar que a terceira idade de hoje já não é a mesma. Graças ao aumento da expectativa de vida, vemos que a pessoa idosa tem sido alvo de maior discussão por parte da sociedade atual. Particularmente posso afirmar isso, uma vez que minha relação com os idosos sempre constante, a começar dentro de casa. Quando nasci, meu pai tinha sessenta e nove anos, por consequência todos os tios paternos também já estavam na terceira idade.  Meu pai veio a falecer quando tinha oitenta e nove anos e uma tia aos noventa e quatro. Durante dez anos acompanhei politicamente o saudoso Prefeito Claudão que faleceu aos noventa e dois anos e que aqui colocamos sua foto como tributo a todos os nossos amigos da terceira idade. Graças a Providência Divina pude durante dois anos coordenar o Programa de Saúde da Pessoa Idosa"FELIZ IDADE", lá fizemos muitos amigos aos quais nunca poderia esquecer.

A pessoa idosa sendo alguém que prestou seu concurso em favor de todos nós que vivemos posteriormente, merece sua parte de benefícios que hoje a legislação garante, todavia ainda estamos diante de muita teoria e pouca prática nesse sentido. Como conselheiro municipal dos direitos do idoso que fui, geralmente vimos juntamente com então Presidente daquele conselho, senhor Orozimbo Valentim diversos idosos sendo mal tratados por seus familiares como filhos, filhas, noras, genros e netos. Pessoas que tinham suas aposentadorias incorporadas a patrimônio da residências e as vezes financiavam equipamentos eletrônicos para os mais novos que não trabalhavam, quando não, vícios dos mesmos.

Uma modalidade cada dia mais crescente de diversão são os bailes da Terceira Idade, onde as pessoas se reencontram, divertem-se e de alguma forte desenvolvem a terapia da convivência, isso sem contar que também se exercitam fisicamente. Vários passeios a locais turísticos são realizados promovendo  nesses idosos a satisfação continuada. Em Itaperuna semanalmente a AMEII- Associação da Melhor Idade de Itaperuna se reúne sob a presidência do meu amigo João Custódio Filho e lá embalados sob o musicalidade do passado os idosos relembram os anos dourados em que os bailes faziam parte da cultura brasileira. 
É preciso que façamos o maior esforço para incluirmos cada vez mais a pessoa idosa na vida cotidiana de uma família. Quanto aos abusos que falamos agora pouco, muitos deles com acompanhamento de equipe multidisciplinar e com a constante visita do conselho, esses idosos foram acompanhados para que o equilíbrio voltasse, em outros casos foi necessário recorrer ao Ministério Público para que instaurasse inquérito em face dos abusadores da pessoa idosa. Para que uma sociedade seja justa é necessário que nossas crianças e idosos recebam todo o aparo de que necessitam, pois ambos representam o futuro, uma vez que não haverá futuro com as crianças senão tivermos nossos idosos que representam a experiência e a valorização de quem plantou para que hoje possamos colher.

Jefferson Leite         

Nenhum comentário:

Postar um comentário