segunda-feira, agosto 12, 2013

Os mensageiros do Senhor




Mc. 3, 13-19

Elias pregava no monte Horeb, Moisés encontrou o decálogo no Sinai em verdade ambos subiam o mesmo relevo também denominado Jebel Musa, o sábio Hilarião ascendia ao Nebo. Todo o velho testamento nos fala de vários montes,assim sendo Jesus não poderia ser diferente, apesar de não se ater, ele também pregava nas planícies, no mar, no Templo, na relva ou onde fosse necessário. Quase sempre estava o "estandarte da paz" entre os seus apóstolos, isso acontecia devido ser o Senhor sabedor de que necessitamos de braços fortes ao nosso lado, de mãos ligeiras ao nosso redor, de mentes firmes junto a nós e mais que isso, de corações convictos para caminhar junto ao seu rebanho. Por isso Jesus escolheu mensageiros da paz que se juntaram a ele em dado momento.
Adolf Hitler no ensejo de dominar o mundo, volta a Munique e começa a encabeçar pensamentos e influenciar jovens, entretanto se não fossem seus seguidores,ele nunca chegaria a decretar abertamente a destruição dos judeus, tampouco faltaria desrespeitaria o Tratado de Versalhes, não tomaria a Áustria, a Thecoslováquia e a Polônia, também não invadiria a Noruega, a Dinamarca e nem mesmo a Bélgica.
Sócrates por sua vez se fez até o ano 399 AC quando morrera, um exemplo de sabedoria e dignidade. Não seria ele condenado a experimentar da cicuta se caso não tivesse em seu derredor, seres enamorados por sua preleção de autoconhecimento. Dentre seus discípulos poderíamos destacar seus biógrafos Xenofonte, Platão e Aristóteles.
Nero apesar de ter estudado filosofia com Sêneca, não captou a essência de seus ensinamentos tanto que assessorado por seus seguidores cometeu diversas atrocidades, dentre elas mandar assassinar Pedro e Paulo.
Martinho Lutero, ex monge criou as cinco teses contra a igreja católica e foi excomungado por Leão X, tornou-se o pai do protestantismo. Em sua jornada de fé Lutero escreve "Liberdade Cristã" e traduz a Bíblia para o alemão. Hoje sua doutrina tem mais de 600 denominações diferentes e seus seguidores se espalham por várias partes do mundo.
Os seguidores são em qualquer situação, como no bem e como no mal, os continuadores da mensagem de seus mestres. Graças aos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João é que conhecemos a história do Cristo. Devemos agradecer a Paulo a divulgação consoladora devido ao "apóstolo dos gentios" ter chegado até as terras mouras em serviço da "verdade que liberta". Por saber que sua obra precisava ser continuada é que Jesus escolhe em primeiro doze homens que ficaram responsáveis pela continuidade de seus ensinos e logo após começaram a vir pessoas de todas as culturas, idades para "pescarem almas" para o reino do amor.
A própria teoria humana já afirmou: "ninguém é forte sozinho". Precisamos ordenadamente de cada companheiro que se mostre no ostracismo, na estrada perpetuante da vida. Tendo em vista tal afirmativa é que entendemos a dimensão da humildade de Jesus aceitando e precisando de todos "os homens e mulheres de boa vontade".
Tantas coisas o Senhor deixou para que o Consolador nos trouxesse, inúmeras mensagens que nos permite cumprir assim o pensamento de Hipócrates; " Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância."

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário