domingo, março 03, 2013

Jovem esquarteja a própria mãe e posta foto da cabeça



Foto: Reprodução/dailymail.co.uk


A foto de um jovem norte-americano exibindo a cabeça da própria mãe após esquartejá-la chocou o país neste fim de semana. Bahsid McLean, de 23 anos, aparece sorrindo na imagem, feita com um telefone celular em frente ao espelho do banheiro de casa. Uma fonte da polícia disse que a imagem, divulgada pelo jornal New York Post e reproduzida por veículos em todo o mundo, é apenas uma de muitas encontradas no celular de Bahsid
Fonte: R7.com


Cenas como esta, no passado eram mais comuns do que se imagina

Hoje em dia nos faz questionar essas atitudes e instinto violentos. Talvez se adeque perfeitamente a frase: " A história sempre se repete". Um dos mais famosos que tiveram a cabeça decapitada foi  João Batista, primo de Jesus que teria sido detido em  Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas I em  26 d.C.. ele foi levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses .  Herodias, por intermédio de sua filha, tradicionalmente chamada de Salomé, conseguiu convencer o Rei a matar João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata. Na Idade Média, a execução por esquartejamento ficou comum na Inquisição e onde fosse interesse da Coroa. Em 1792  em Minas Gerais a condenação de Tiradentes,  na luta pela Independência do Brasil, o mártir foi enforcado e posteriormente lhe foi cortada a cabeça e o corpo dividido em quatro partes; em Campinas o escravo Elesbão foi condenado ao enforcamento,seguido de esquartejamento,  decapitação e decepação de suas mãos, a cabeça foi enviada à vila de Jundiaí, onde  deveria ficar em poste em lugar público, enquanto as mãos ficariam na vila de Campinas também em poste em local para exposição pública; Lampião ou simplesmente,Virgulino Ferreira e seu grupo, tiveram as cabeças arrancadas e os corpos esquartejado quando  foram presos pela tropa do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva, que lhes abriram fogo com metralhadoras portáteis; O rei Henrique VIII , idealizador do Anglicanismo durante a conspiração da pólvora esquartejou católicos romanos,tendo sido condenados a além de esquartejamento, a decapitação. A guilhotina, esse objeto que manchou de rubro o chão do planeta Terra  por absurdo que pareça, derivou do projeto de um médico humanitário, o doutor Guilliotin, que enviou a recomendação da sua fabricação à Assembléia Nacional em 1789. Menos de três anos depois, uma máquina de matar em massa começou a ceifar vidas durante a revolução, configurando-se em ato comum durante longo ciclo. Para constar transcrevemos um trecho mórbido "ipsis littere":  


A primeira experiência
"Repleta teu cesto divino com cabeças de tiranos...
Santa Guilhotina, protetora dos patriotas,
Rogai por nós.
Santa Guilhotina, calafrio dos aristocratas,
Protegei-nos!"
Prece revolucionária, 1792-1794




Como vemos várias mentes do passado tinham o hábito de cometer essas atrocidades para que servisse de "honra" a divulgação das cabeças decepadas, pois só se satisfaziam desde de que os outros vissem como "troféus" as cabeças de suas vítimas. Provavelmente se aquela época existissem celulares seria como o jovem assassino norte americano que esses ignóbeis fariam. Em verdade ainda temos no planeta pessoas em diversos estágios que cultuam os mesmos hábitos do passado criminoso. Conquanto o artista mude o figurino de uma cena para outra, conserva a individualidade, daí a necessidade de vigilância continuada a fim de resistirmos o mal e buscarmos o bem em totalidade. Felizmente a grande maioria dos habitantes do orbe terreno são seres já mais adiantados. E a prova desse adiantamento moral é que se antigamente tais mortes causavam festas e sentimento de confraternização para com assassino e seu "troféu", hoje gera aversão aos fatos violentos que vemos serem noticiados.


Jefferson Leite     


Nenhum comentário:

Postar um comentário