sábado, março 02, 2013

Alunos da USP ficam pelados em trote para hostilizar feministas em São Carlos


Um trote organizado por veteranos da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos terminou em baixaria na tarde da última terça-feira (26). Alguns alunos chegaram a ficar pelados e fizeram gestos obscenos para hostilizar um grupo de feministas que protestava contra o "Miss Bixete", espécie de concurso de beleza a que as calouras são submetidas.

As estudantes, membros da Frente Feminista de São Carlos, reclamam da forma como as novatas são tratadas.
Alunos da USP São Carlos hostilizaram feministas durante trote
É uma exposição absurda das meninas. Por mais que elas não sejam obrigadas fisicamente a participar, há uma grande pressão dos veteranos, e das veteranas também, para que elas façam aquelas coisas. Afirmou a estudante Loiane Vilefort, integrante do movimento, que tentou convencer as calouras a não participar do trote.

Por meio de nota, a direção da USP São Carlos afirmou que é veementemente contra qualquer ação que cause constrangimento, e que abrirá procedimento administrativo para identificar os envolvidos.
Fonte: Uol


O fato acima citado reflete uma realidade ainda em nossa sociedade. No próximo dia 08 estaremos comemorando O Dia Internacional da Mulher, que nos vem lembrar as mulheres russas que lutaram por melhores condições de vida e trabalho, fato que marcou o início da Revolução de 1917, e a reportagem ocorrida com os alunos da USP nos convida para pensarmos o papel das mulheres e sua importância na vida dessa nossa sociedade contemporânea. Não mais podemos permitir que atitudes inconsequentes criem discriminação de qualquer tipo, uma vez que todos somos irmãos, criados por um Deus único, soberanamente justo e bom. Numa sociedade em ascensão como a nossa, convém pensarmos a questão dos "trotes" como um retorno as barbáries e portanto algo que fere a integridade moral, intelectual e em alguns casos até física das pessoas. Alegria sim, mas abusos nunca.

Jefferson Leite  


Nenhum comentário:

Postar um comentário