segunda-feira, julho 13, 2015

O valor da amizade



Júlia voltou da rua entrando em casa muito triste. Sua amiguinha Sônia havia brigado com ela por uma questão sem qualquer importância.
Como gostasse bastante de Sônia, sua vizinha e amiga, Júlia sentia-se sem vontade de brincar ou de fazer qualquer outra coisa.
Assim, Júlia sentou-se no chão da sala, onde os pais estavam no momento. O pai, lendo o jornal, e a mãe vendo televisão.
Sem ter o que fazer, a menina olhava para a televisão e observou que estava passando um programa infantil. Interessada, prestou atenção. Falavam de algo que tinha acontecido entre o garoto e a menina, mas que, naquela hora, eles se entenderam; o garoto pediu desculpas para a menina e se abraçaram.
Observando a situação resolvida, Júlia suspirou profundamente chateada. A mãe notou a tristeza da filha e quis saber:
— Aconteceu alguma coisa, minha filha? Você estava brincando lá fora e, de repente, entrou correndo e ficou calada!
Júlia deixou que as lágrimas caíssem de seus olhos, e depois respondeu:
 
— Ah, mamãe! Eu e Sônia estávamos brincando na calçada, quando perguntei alguma coisa e ela me tratou mal. Então, joguei a boneca dela no chão, que se quebrou, e vim para casa. Não quero mais saber dela!
Júlia parou de falar alguns instantes, enxugando
o rosto, depois disse: 
— Seria muito mais fácil se ela tivesse me pedido desculpas, como aconteceu nesse programa da TV.
A mãe sorriu e respondeu:
— Filhinha, venha aqui no meu colo. Veja! Na televisão, os atores fazem de modo a nos indicar como devemos agir com os outros, especialmente nesse programa que é para crianças! Você viu que o garoto pediu desculpas à menina, não é?
— Vi, sim.
— Então, você precisa analisar e ver quem estava errada nesse fato que aconteceu entre você e Sônia! Quem saiu perdendo?
Júlia pensou... pensou... e respondeu:
— Foi Sônia quem perdeu, mamãe. Quebrei a boneca dela e ela não vai me perdoar nunca! — disse a menina, pondo-se a chorar de novo.
 
A mãezinha colocou a filha no colo, abraçou-a com amor e deixou-a chorar; quando viu que ela estava mais calma, considerou:
— Vamos pensar, filha. Se isso tivesse acontecido com você, o que gostaria que lhe fizessem?
— Iria querer uma boneca nova, lógico! Afinal, a boneca era minha e foi estragada.
A mãe sorriu e disse:
— Pois então, você já tem a resposta para o que deve fazer de modo a não perder a amizade da sua amiga Sônia, sempre tão boa para você! O que acha?
Júlia pulou do colo da mãe, de olhos arregalados, e mais animada:
— É mesmo, mamãe! Tenho algum dinheiro no meu cofrinho e posso comprar outra boneca para Sônia!
— Muito bem. Você tem razão, Júlia. E se o dinheiro não for suficiente para comprar outra boneca?
A garota pensou um pouco e respondeu com outra pergunta:
— Papai me adiantaria a mesada que tenho para receber?
O pai, ouvindo a conversa, disse que adiantaria a mesada, sem problema.
— Ah, papai, que bom! Então podemos ir, mamãe?
A mãe concordou e, quando o pai retornou ao serviço, deixou-as na rua do comércio. Júlia sabia exatamente como era a boneca de Sônia e, ao vê-la na loja, ficou muito satisfeita. Voltaram e a menina foi diretamente para a casa da amiga, sua vizinha.
Tocou a campainha e a mãe de Sônia veio abrir. Ao ver Júlia, a mãe chamou a filha, depois disse:
— Que bom você estar aqui, Júlia! Sônia está chateada hoje. Espero que você a anime!
Sônia apareceu na porta com os olhos vermelhos de chorar. Ao ver sua amiga Júlia, sorriu mais animada e elas se abraçaram.
 
— Sônia, você me desculpa o que eu fiz com sua boneca? Não sei o que aconteceu comigo! Mas, trouxe-lhe outra novinha, com minhas desculpas!
E entregou o pacote para Sônia, que chorava de alegria. Enxugando os olhos, ela olhou para Júlia e falou:
— Na verdade, senti mais pela nossa amizade, que julguei terminada, do que por você ter quebrado minha boneca. Mas agradeço-lhe muito o presente!
Ambas se abraçaram e Júlia, ao ouvir aquelas palavras, ficou emocionada, pensando que ela poderia ter perdido a amizade da amiga.
Logo estavam juntas brincando no quintal da casa de Sônia, certas de que a amizade delas era mais importante do que qualquer outra coisa.
E Júlia aprendeu que, na vida, temos que valorizar o que realmente importa. 

MEIMEI 
(Recebida por Célia X. de Camargo, em 1º de junho de 2015.)

Fonte: O Consolador
                                                
                                                  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário