segunda-feira, junho 29, 2015

Ensinos consoladores ao excluídos


Lc. 15, 1-2



O Mestre rogava paz sempre que se reunia junto aos seus. Falava de cura e esclarecia que só se pode oferecer cura aos enfermos (publicanos, pecadores etc).
Etimologicamente o termo religião vem do latim religio que deriva de religari, denotando ação de ligar e religar. O mundo quase em totalidade nesses tempos atuais, tem religião. A religião deve trazer em si uma pedagogia, sendo essa que por sua vez se deve associar à vivência de amor. Sócrates, Platão, Comenius, Rosseau e Pestalozzi foram pilares básicos para a formação do homem novo, ou seja buscaram modificar o sistema que vigia; abdicaram da psique os coceitos antecipados, a capacidade de marginalizar e mais que isso, de excluir. O Templo ao qual o SER faz parte, deve interagir com o progresso que se avizinha, deve oferecer-lhe oportunidades de desenvolvimento psíquico, o que com certeza o levará a um graduamento espontâneo na escala do autoconhecimento.
Hoje, multidões se julgam superiores aos seus semelhantes de outros credos religiosos. É imperioso que saibamos compreender que o homem cria denominações, pois cada qual interpreta a "verdade que liberta" de sua maneira. Jesus nos trouxe uma fé valorizada, progressista e altaneira, nós a temos escravizado segundo prioridades das convenções humanas que tendem a desaparecer assim que nos valorizarmos como seres em busca de luz. Vez por outra afirmamos que as religiões são rios distintos que desaguam no mesmo mar (Deus). Enquanto isso perdemos tempo com críticas e julgamentos nocivos, também perdemos a própria identidade cósmica. Quando o Cristo recomendou vigiar, se referia a vigília de si próprio e não dos outros. Vigiamos o progresso do semelhante, sua crença, seus deuses, enquanto nos esquecemos de fazer uma análise interna de como estamos procedendo com a vida.


A Universidade de Duke Rhine (EUA) foi o berço de pesquisas de Joseph Banks Rhine, onde o mesmo estudou a fio os fenômenos paranormais até então não reconhecidos cientificamente. Ele propôs uma separação entre "mentes humanas" e espaço físico onde se localiza o cérebro, entendendo assim que há uma energia de natureza psíquica  não localizada em partes determinadas do corpo humano. A ciência moderna se originou com Isaac Newton que dedicou mais tempo de sua vida estudando a alquimia (hoje chamada parapsicologia) do que a pesquisa óptica e gravitacional. Fritjot Capra escreveu "O Tao da Física" e nele afirmou que a ciência estava apenas começando a entender algo que vários seres já conheciam a muito.
Vicente de Paula viveu em 1576 a 1660 e diante das guerras sucessivas e vendo o que a França sofria, resolveu cuidar da fome que havia se instalado no burgo francês. Assim, nesse cenário surge o amigo inseparável dos desvalidos. Propõe alívio à sociedade da miséria e busca recursos dos abastados, oferecendo-os aos famintos. Funda assim as congregações "Padres da missão" e "Irmãs da caridade". Por sua idealização e esforço foram erguidos vários hospitais e asilos. A significação de gentio quer dizer: "indivíduo que professa a religião pagã; idólatra; pagão; bárbaro". Foram esses os quais Paulo quis atingir. Nas suas sete décadas de existência Paulo se viu motivado em socorrer-lhes em suas necessidades espirituais, entretanto a lógica que se tem visto é que não devemos dar crédito ao indivíduo de fé diferente, de culto aparentemente estranho ou de posição contrária a nossa.
Irmãos! Jesus nos espera de braços abertos, de olhar compreendedor, de mãos aconchegantes e mais que isso de coração singelo. Mas espera de nós a mesma postura diante dos que ainda se acham perdidos no tempo e no espaço. Jesus nos quer vencendo barreiras de etnocentrismo e das culturas supostamente corretas, para que juntos, NÓS e ELE, possamos recepcionar os novos trabalhadores que se ajuntarão com o propósito da edificação.

Jefferson Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário